É através das brincadeiras e dos brinquedos que as crianças começam a formar a base de palavras e experiências que usarão nas futuras associações de ideias. Por esse motivo é importante incentivá-las com brincadeiras inteligentes e saudáveis, mas também é preciso que aprendam a guardar e arrumar seus objetos pessoais depois que a diversão termina.
Dicas para iniciar o ensinamento da criança
- É recomendado ensinar as crianças a manter seu entorno limpo e organizado logo na primeira infância;
- A partir dos dois ou três anos, os procedimentos de organização podem ser introduzidos;
- Depois dos três anos de idade algumas lições de organização que exigem maior coordenação motora já podem ser ensinadas;
- As crianças conseguem compreender melhor como executar tarefas específicas, por isso, o ideal é dividir e organizar o quarto em tarefas menores;
- Ainda que as tarefas não sejam executadas com perfeição, ou até mesmo resultem em uma desordem ainda maior é preciso ter paciência para ensinar;
- Ao aprender desde cedo, a criança desenvolve hábitos saudáveis.
Hora de arrumar o quarto
- A dica para estimular a manter a casa organizada é brincar com o lúdico;
- Se a criança tem capacidade de brincar também tem de guardar;
- Promover brincadeiras de “quem guarda mais rápido” ou “quem guarda mais brinquedos” podem funcionar muito bem;
- Desafiar a criança com tarefas que ela possa cumprir sem grandes esforços físicos, levando em conta a idade dela;
- Eles nem vão perceber que estão arrumando a casa desta forma;
- É importante determinar os espaços de cada coisa no quarto e na casa;
- Apenas usar móveis e prateleiras mais baixos, que fiquem ao alcance das crianças;
- Separar os brinquedos de uma forma que fique fácil para você e a criança;
- Você pode utilizar caixas organizadoras transparentes, para que fique mais fácil procurar os brinquedos colocados dentro dela;
- Colocar etiquetas nas caixas facilita a compreensão dos espaços;
- Para as crianças que não aprenderam a ler ainda, use símbolos e desenhos nas etiquetas;
- As crianças se sentem orgulhosas por executar aquilo que lhes é pedido, especialmente quando conseguem realizar sem a ajuda dos adultos;
- Esse tipo de atitude dos pais incentiva a criança a organizar e criar certa independência;
- E quando a criança aprende a guardar seus brinquedos, ela vai saber onde estão quando quiser brincar de novo.
Atenção
- Para o quarto ser um ambiente seguro, é preciso de atenção redobrada. As crianças precisam dessa segurança para exercitarem sua autonomia e liberdade.
Sempre levar em consideração:
- Proteção de janelas e tomadas;
- Cuidados com objetos e substâncias perigosas.
Arrumação divertida
- É importante que as crianças compreendam o motivo de cada regra para a organização como um fator de motivação;
- Deve-se exaltar, por exemplo, as vantagens de estar num ambiente limpo e organizado depois das brincadeiras;
- Para a criança é importante criar uma rotina;
- Criança brinca e guarda os brinquedos todos os dias;
- Com essa atitude, ela generaliza para outras tarefas;
- Os pais devem ajudar e estimular até o momento em que se percebe que a criança já faz sem instrução, apenas por repetição.
Para deixar ainda mais divertido
- Monte uma lista de afazeres e deixe que os pequenos escolham o que querem fazer;
- Você pode usar um mural, como quadro de cortiça, de ímã ou de papel para anotar com caneta as tarefas a serem realizadas;
- Quando o hábito de organizar não foi instituído desde pequeno, talvez a criança precise de estímulos, como uma recompensa depois de cada trabalho realizado;
- É importante que isso seja deixado de lado com o tempo;
- A maior parte das ações que precisam ser realizadas para manter o quarto em ordem é de simples explicação;
- A regra é colocar os objetos no mesmo lugar depois de tê-los usado;
- O local de brincadeira deve estar sempre em ordem antes de dormir.
Aprendendo a partilhar
- O momento de organizar o quarto também pode ser uma boa hora para ensinar os filhos a dividir seus brinquedos;
- Uma vez ao ano eles devem ser convidados a escolher os brinquedos que não querem mais para a doação;
- Algumas entidades de caridade recuperam os brinquedos quebrados;
- Mas você pode ensinar as crianças a cuidarem melhor de seus brinquedos para que durem mais ou para que outros possam brincar com eles depois;
- O mesmo vale para as roupas e sapatos.
Lição para a vida toda
Aos três anos as crianças já conseguem:
- Colocar seus brinquedos de volta em seus lugares;
- Limpar com um pano o lugar na mesa onde comeram;
- Colocar suas roupas sujas no cesto;
- Agrupar objetos que estejam espalhados.
Dos quatro aos cinco anos de idade:
- Aprendem como organizar melhor suas coisas;
- Conseguem separar e ajudar na arrumação das compras de supermercado.
Crianças de seis a oito anos:
- Podem ser ensinadas a arrumar suas camas;
- Regar as plantas;
- Dobrar e guardar suas roupas limpas;
- Ajudar a pôr a mesa;
- Ajudar a lavar o carro;
- Manter seu próprio quarto limpo.
Importante
- É preciso lembrar que as tarefas devem ser de curta duração e que os pais devem achar todo o esforço válido;
- Deve-se inventar maneiras divertidas de controle das tarefas, até que o hábito seja consolidado;
- Um ambiente limpo, fresco e lúdico, onde a criança possa brincar com liberdade e segurança, contribui inclusive para sua capacidade de concentração;
- Esses ensinamentos são tão importantes quanto o ensino dos cuidados com a higiene pessoal.
Depois dessas lições, a criança estará mais preparada para viver em sociedade, realizar tarefas em equipe e conviver com outras pessoas.
Fontes: Bebel Marrey Ferreira; Psicóloga Paula Pessoa Carvalho; Melissa Lourenço home organizer.