Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Ensine seu filho a arrumar o quarto

Shutterstock/Alena Ozerova

É através das brincadeiras e dos brinquedos que as crianças começam a formar a base de palavras e experiências que usarão nas futuras associações de ideias. Por esse motivo é importante incentivá-las com brincadeiras inteligentes e saudáveis, mas também é preciso que aprendam a guardar e arrumar seus objetos pessoais depois que a diversão termina.

Dicas para iniciar o ensinamento da criança

  • É recomendado ensinar as crianças a manter seu entorno limpo e organizado logo na primeira infância;
  • A partir dos dois ou três anos, os procedimentos de organização podem ser introduzidos;
  • Depois dos três anos de idade algumas lições de organização que exigem maior coordenação motora já podem ser ensinadas;
  • As crianças conseguem compreender melhor como executar tarefas específicas, por isso, o ideal é dividir e organizar o quarto em tarefas menores;
  • Ainda que as tarefas não sejam executadas com perfeição, ou até mesmo resultem em uma desordem ainda maior é preciso ter paciência para ensinar;
  • Ao aprender desde cedo, a criança desenvolve hábitos saudáveis.

Hora de arrumar o quarto

Shutterstock/kaarsten
  • A dica para estimular a manter a casa organizada é brincar com o lúdico;
  • Se a criança tem capacidade de brincar também tem de guardar;
  • Promover brincadeiras de “quem guarda mais rápido” ou “quem guarda mais brinquedos” podem funcionar muito bem;
  • Desafiar a criança com tarefas que ela possa cumprir sem grandes esforços físicos, levando em conta a idade dela;
  • Eles nem vão perceber que estão arrumando a casa desta forma;
  • É importante determinar os espaços de cada coisa no quarto e na casa;
  • Apenas usar móveis e prateleiras mais baixos, que fiquem ao alcance das crianças;
  • Separar os brinquedos de uma forma que fique fácil para você e a criança;
  • Você pode utilizar caixas organizadoras transparentes, para que fique mais fácil procurar os brinquedos colocados dentro dela;
  • Colocar etiquetas nas caixas facilita a compreensão dos espaços;
  • Para as crianças que não aprenderam a ler ainda, use símbolos e desenhos nas etiquetas;
  • As crianças se sentem orgulhosas por executar aquilo que lhes é pedido, especialmente quando conseguem realizar sem a ajuda dos adultos;
  • Esse tipo de atitude dos pais incentiva a criança a organizar e criar certa independência;
  • E quando a criança aprende a guardar seus brinquedos, ela vai saber onde estão quando quiser brincar de novo.

Atenção

  • Para o quarto ser um ambiente seguro, é preciso de atenção redobrada. As crianças precisam dessa segurança para exercitarem sua autonomia e liberdade.

Sempre levar em consideração:

  • Proteção de janelas e tomadas;
  • Cuidados com objetos e substâncias perigosas.

Arrumação divertida

Shutterstock/ Artem Oleshko
  • É importante que as crianças compreendam o motivo de cada regra para a organização como um fator de motivação;
  • Deve-se exaltar, por exemplo, as vantagens de estar num ambiente limpo e organizado depois das brincadeiras;
  • Para a criança é importante criar uma rotina;
  • Criança brinca e guarda os brinquedos todos os dias;
  • Com essa atitude, ela generaliza para outras tarefas;
  • Os pais devem ajudar e estimular até o momento em que se percebe que a criança já faz sem instrução, apenas por repetição.

Para deixar ainda mais divertido

  • Monte uma lista de afazeres e deixe que os pequenos escolham o que querem fazer;
  • Você pode usar um mural, como quadro de cortiça, de ímã ou de papel para anotar com caneta as tarefas a serem realizadas;
  • Quando o hábito de organizar não foi instituído desde pequeno, talvez a criança precise de estímulos, como uma recompensa depois de cada trabalho realizado;
  • É importante que isso seja deixado de lado com o tempo;
  • A maior parte das ações que precisam ser realizadas para manter o quarto em ordem é de simples explicação;
  • A regra é colocar os objetos no mesmo lugar depois de tê-los usado;
  • O local de brincadeira deve estar sempre em ordem antes de dormir.

Aprendendo a partilhar

  • O momento de organizar o quarto também pode ser uma boa hora para ensinar os filhos a dividir seus brinquedos;
  • Uma vez ao ano eles devem ser convidados a escolher os brinquedos que não querem mais para a doação;
  • Algumas entidades de caridade recuperam os brinquedos quebrados;
  • Mas você pode ensinar as crianças a cuidarem melhor de seus brinquedos para que durem mais ou para que outros possam brincar com eles depois;
  • O mesmo vale para as roupas e sapatos.

Lição para a vida toda

Shutterstock/Antoha713

Aos três anos as crianças já conseguem:

  • Colocar seus brinquedos de volta em seus lugares;
  • Limpar com um pano o lugar na mesa onde comeram;
  • Colocar suas roupas sujas no cesto;
  • Agrupar objetos que estejam espalhados.

Dos quatro aos cinco anos de idade:

  • Aprendem como organizar melhor suas coisas;
  • Conseguem separar e ajudar na arrumação das compras de supermercado.

Crianças de seis a oito anos:

  • Podem ser ensinadas a arrumar suas camas;
  • Regar as plantas;
  • Dobrar e guardar suas roupas limpas;
  • Ajudar a pôr a mesa;
  • Ajudar a lavar o carro;
  • Manter seu próprio quarto limpo.

Importante

  • É preciso lembrar que as tarefas devem ser de curta duração e que os pais devem achar todo o esforço válido;
  • Deve-se inventar maneiras divertidas de controle das tarefas, até que o hábito seja consolidado;
  • Um ambiente limpo, fresco e lúdico, onde a criança possa brincar com liberdade e segurança, contribui inclusive para sua capacidade de concentração;
  • Esses ensinamentos são tão importantes quanto o ensino dos cuidados com a higiene pessoal.

Depois dessas lições, a criança estará mais preparada para viver em sociedade, realizar tarefas em equipe e conviver com outras pessoas.

Fontes: Bebel Marrey Ferreira; Psicóloga Paula Pessoa Carvalho; Melissa Lourenço home organizer.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário