O lugar onde você passa boa parte do dia precisa estar arrumado. Além do espaço de trabalho, o home office muitas vezes pode ser o cantinho no qual você curte seu passatempo favorito ou navega na internet. Ele deve ser confortável, afinal faz parte da sua casa e não de um ambiente frio de escritório. Veja dicas para transformar seu ambiente de trabalho em um lugar organizado e prazeroso.
Dicas para começar
- A falta de tempo e o acúmulo de atividades podem tornar o seu espaço de trabalho um amontoado de pastas, papéis e miudezas. Para torná-lo um lugar agradável e ao mesmo tempo organizado é preciso da adaptação do home office para a sua atividade;
- Se você precisa de um espaço calmo e sério, opte por gavetas e armários;
- Para quem encontra inspiração em um ambiente de desordem organizada, painéis de visualização, prateleiras abertas e um grande plano de trabalho são uma boa saída;
- Personalizando o seu espaço, você vai se concentrar mais e não dispersar sua atenção procurando acessórios indispensáveis;
- Liste as suas necessidades e prioridades;
- Defina as ferramentas usadas com mais frequência e as mantenha ao alcance das mãos, assim, você organiza e limpa a mesa enquanto trabalha;
- Arquivos, registros e tudo o que é pouco usado devem ser guardados em outro lugar.
Dicas práticas
- O mais importante é conseguir identificar a localização dos objetos;
- Prateleiras, caixas, gavetas e armários são úteis para abrigar os objetos que se multiplicam no home office;
- Classifique-os por categorias e guarde-os em recipientes etiquetados – caixas e potes – de tamanho adequado para cada conteúdo.
- Uma opção para deixar sua mesa de trabalho com um ar mais organizado é utilizar organizadores com várias divisórias para abrigar diferentes tipos de miudezas. Eles podem ficar sobre a mesa ou dentro da gaveta.
- Os organizadores de mesa são ideais para guardar documentos de uso frequente e correspondências antes de serem pagas.
Medidas criativas
- Uma alternativa para não deixar a mesa sobrecarregada é um organizador de parede;
- Existem vários modelos. Um deles é um organizador de prateleira multiuso que contém diversos potes organizadores que agrupam as miudezas e permitem a visualização;
- Outra opção é o organizador artesanal, que também pode ser pendurado na porta do armário.
- O livro “Storage Solutions” dá uma dica criativa para organizar o home office:
- Uma simples prancheta e um tecido de estopa colocados na parede compõem um escritório tranquilo num canto do quarto;
- Pregadores de lembretes, uma linha adaptada e potes colocam o lugar em ordem;
- O acúmulo desnecessário de objetos deve ser uma preocupação constante;
- Diariamente, reserve alguns minutos para jogar fora o lixo e mandar papéis usados para a reciclagem. Nesse momento, questione se existe algum motivo relevante para manter um documento;
- Caso chegue à conclusão de que não há razão alguma para guardá-lo livre-se dele;
- Os documentos que não podem ser jogados fora, porém precisam ser guardados por motivos legais ou financeiros, podem ser organizados de acordo com um sistema de arquivo. O critério fica à sua escolha, em ordem alfabética, cronológica ou baseado na frequência de consulta.