
Certos cuidados são essenciais para manter seu calçado bonito e com aspecto de novo por mais tempo. Uma boa higienização e armazenamento dos sapatos são importantes não só pelo aspecto estético, como pela saúde dos nossos pés, já que um sapato mal conservado pode atrair bactérias e fungos.
Como conservar sapatos

- Os sapatos não devem ser guardados sujos. Depois de utilizá-los, deixe-os arejando antes de colocá-los no devido lugar.
- No caso dos sapatos de couro ou de verniz, depois de utilizá-los passe um pano úmido tanto por dentro quanto por fora. Este hábito confere anos de vida a mais aos calçados.
- Dê preferência a usar sapatos com meias de algodão, que absorvem o suor e evitam o mau cheiro no calçado e nos pés.
- Para que os sapatos não arranhem ou amassem, misturados uns aos outros, separe cada par em sacolinhas de tecido.
- Preencha o interior de cada calçado com meias, saquinhos ou até papel, para que ele não perca seu formato original.
- No caso dos sapatos de camurça ou nobuck, utilize um produto específico vendido em lojas de sapatos para impermeabilizar e amenizar o efeito dos pigmentos nesse tipo de tecido tão delicado. O produto não impede totalmente a sujeira, mas ajuda bastante.
- Uma artimanha que dá certo no caso de sapatos de camurça ou nobuck: se eles forem claros e estiverem sujos, utilize uma borracha branca limpa no local da sujeira.
Higiene dos pés
Finalmente, manter a higiene pessoal é fundamental. Para manter a saúde dos pés, seque-os bem antes de colocar os sapatos. Produtos antissépticos também são válidos para amenizar odores fortes e desagradáveis.
Fontes: Cristina Lopes, coordenadora técnica da Doctor Feet e Ana Letícia, consultora de imagem.