Por causa de seu formato e material, as botas exigem alguns cuidados especiais para não estragarem. Confira dicas para guardá-las de maneira correta e conservá-las por mais tempo.
Como conservar botas
- Guarde-as sempre secas, qualquer resto de umidade pode causar manchas e deformações. É importante também que o cano da bota não seja dobrado no armazenamento.
- Utilize sempre meias limpas e, se necessitar, talcos para os pés. O indicado é não utilizar a mesma bota por dias seguidos. Deixá-las “respirar” faz bem para todos os materiais.
- Na limpeza, nunca molhe com grande quantidade de água, e nada de deixar atrás de geladeira ou usar secador de cabelos. Deixe de lado também qualquer produto químico ou abrasivo, ou os que não seja apropriado para calçados.
- Se não conseguir resolver o problema da sujeira em casa, procure um sapateiro ou até algumas lojas de calçados que realizem esse procedimento. Não insista em retirar alguma mancha de qualquer jeito.
Para limpar e conservar as botas de acordo com o material
- Couro ou courino: limpe com uma flanela umedecida toda a superfície. Para mantê-la bonita vale utilizar um impermeabilizante. Sprays, graxas e pomadas evitam o ressecamento e dão brilho. Uma boa dica caseira é passar um pouco de creme hidratante comum ou óleo de amêndoas, retirando o excesso com uma flanela.
- Camurça ou nobuck: primeiramente, vale lembrar que a camurça é um dos materiais que mancham com mais facilidade através da umidade, portanto, cuidado com a água nesse material. Passar um impermeabilizante específico para calçado desde o primeiro uso e reaplicá-lo com frequência pode preservar o material. Uma escova de cerdas bem macias é ideal para a limpeza e remoção de sujeiras.
- Couro tipo croco e cobra: utilize apenas flanela ou pano macio seco para retirar a sujeira que se acumula nas texturas.
- Couro envernizado: use panos bem macios pouco umedecidos. Jamais utilize escova, pois elas podem riscar o verniz.
Dicas para guardar as botas
- A melhor maneira para conservar qualquer material e manter a forma da bota é guardá-la com o cano sempre esticado, de preferência na vertical.
- Os enchimentos para manter os canos das botas em pé podem ser encontrados em algumas lojas de calçados ou home centers, porém eles podem ser improvisados com material reciclável que você encontra em casa mesmo, como garrafa pet vazia com um pouco de areia para dar peso dentro, papel cartão enrolado ou ainda saco plástico com jornal dentro, mas, evite deixar o jornal em contato direto com a bota, pois ele pode causar manchas. Papel de revistas não é indicado, pois pode atrair traças.
- Se por conta de espaço não for possível manter as botas em pé, elas podem sim ficar deitadas dentro do armário ou até embaixo da cama, mas é importante que elas sejam guardadas em locais com respiro, como os sacos de TNT ou até a própria caixa da compra, desde que sejam feitos furinhos na caixa.
Fontes: Simone Serrano, personal organizer da Organizzarte e Fernanda Sarruf, organizer.