Chapéu de praia, esportivo, clássico, moderno, tantos tipos para diferentes ocasiões… Como guardá-los de forma prática e ainda conservá-los? Confira algumas dicas para manter seus chapéus sempre prontos para o uso.
DICAS ESPERTAS
- Tome cuidado com peso sobre os chapéus para não deformá-los.
- Antimofo ou saquinho com giz escolar na caixa ou armário onde os chapéus forem armazenados ajuda a conservá-los.
- Antes de guardar o chapéu certifique-se de que não está úmido de suor ou chuva, isso evita que as peças criem mofo ou bolor.
Como guardar chapéus
1. Cabideiros
Os cabideiros são ótimos para os chapéus, pois os deixam arejados, visíveis e fáceis de pegar na hora da utilização.
2. Suportes na parede
Para quem não tem espaço para o tradicional cabideiro, uma ótima opção é o suporte de parede, que cumpre a mesma função e ainda pode fazer parte da decoração.
3. Caixas próprias para chapéus
- Você pode empilhar os chapéus em uma caixa, desde que eles não dobrem.
- Os chapéus também podem ser empilhados, desde que sejam do mesmo número.
- Existem algumas caixas próprias para esse acessório. Arredondadas, elas são perfeitas para armazená-los, pois além de conservá-los sem deformações, ainda evitam umidade.
4. Caixas organizadoras
Se não encontrar caixas próprias para chapéus, caixas organizadoras podem funcionar desde que eles caibam sem dobrar nenhuma parte. É importante também que você faça uns três ou quatro furinhos na tampa para evitar mofo.
5. Armários ou closets
- A maneira como as peças serão distribuídas determinam a praticidade no armário ou closet. Nas prateleiras altas ou muito baixas, ficam as peças que não são utilizadas diariamente. Já nas prateleiras mais acessíveis, os mais utilizados.
- Se a opção para o armazenamento for o armário, as capas de TNT podem ser utilizadas, pois deixam os objetos respirarem.
- Os nichos são espaços multiuso e podem abrigar chapéus desde que não se dobre nenhuma aba.
Fontes: Bebel Marrey Ferreira, Cris Lafratta, autora do Blog du Jour, Graziella Aguiar, arquiteta da Master House Manutenções e Reformas e Cristina Bárbara, designer de interiores.