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Organize seu tempo entre trabalho e estudo

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Para a maioria das pessoas o primeiro contato com administração efetiva de tempo se dá ao conciliar a agenda de estudos e trabalho. Os compromissos e as tarefas aumentam, o que leva muitos a desistirem do estágio ou até mesmo do emprego conquistado. A conciliação depende de um grande esforço e abdicar do trabalho pode não ser a melhor escolha.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente tanto com o nível de estudos quanto com a experiência profissional. Desistir de um emprego pode reduzir as chances de contratação ou até mesmo dificultá-las.

Organização e disciplina afastam o ócio e o abuso de atividades que consomem um precioso tempo, ainda mais para quem precisa conciliar a vida de estudante e de funcionário.

Não adianta enrolar para começar a organizar as atividades, deixar para depois, mais cedo ou mais tarde a pessoa terá que aprender a se organizar e ser mais produtivo em menos tempo, do contrário, terá que esquecer a ideia de ser um profissional de resultados no mercado de trabalho.

Dicas de organização de tempo

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Para não enlouquecer e ter sucesso nas atividades de estudo e trabalho, aqui temos 5 dicas para harmonizar trabalho e estudos. Confira:

Registro de atividades

A boa e velha agenda ainda é a forma ideal para quem quer começar a se organizar. Seja no formato eletrônico, como o Google Calendar, ou em papel, como as adquiridas em papelarias, elas nunca saem de moda e se adaptam ao formato preferido do usuário. Não deixe nada na cabeça. Registre sua vida pessoal, escola, trabalhos, TCC e também as atividades que precisam ser realizadas no trabalho.

Planejamento

Após anotar todas as atividades chega a hora de distribuí-las na agenda. O ideal é anotar com até três dias antes do vencimento. Isso dará mobilidade no dia a dia, aumentando as chances de se cumprir os prazos, além de ganhar um tempo para descansar ou até mesmo adiantar novas tarefas. Outra dica importante é colocar o tempo que será gasto com cada atividade.

Urgências

São aquelas atividades inesperadas, cujo tempo para finalizá-las está acabando ou até mesmo já terminou. Geralmente são as maiores causas de estresse por descontrole de tempo. Elas não podem ser previstas, mas ao contrário do que se pensa, podem ser programadas. Para evitar a complicação e a bagunça do seu cronograma, o especialista sugere reservar de 30 minutos a uma hora do dia para resolver esse tipo de situação.

Atividades circunstanciais

Essas são as atividades com maior índice de desperdício do tempo. Facilmente reconhecidas, não fariam a menor diferença caso não fossem executadas.

Um clássico exemplo de desperdício de tempo é a navegação na internet por horas, sem propósito algum.

  • Ao chegar em casa não se deve parar para relaxar e sim começar os preparativos para o dia seguinte;
  • Somente depois de tudo pronto é que se deve relaxar;
  • cuidando para não ir dormir muito tarde e prejudicar suas horas de descanso.

Foco

Nenhuma das dicas será eficaz sem definir de maneira clara quais são os objetivos.

É de extrema importância que você esteja 100% focado em conquistar esses objetivos, o que significa que, algumas vezes, a preguiça pode aparecer, mas você terá de ser mais forte e seguir com o seu planejamento.

Com essas dicas é hora de:

  1. Traçar metas;
  2. Planejar ações;
  3. Deixar de lado a preguiça;
  4. Focar nos objetivos.

Com a crescente exigência das empresas, só consegue um lugar de destaque quem realmente atende aos critérios de competência, experiência e organização.

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