Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Artesanato reaproveita materiais e decora

Divulgação

Porta antiga torna-se chapeleira, filtros de café viram painel decorativo, embalagens usadas são reaproveitadas em um lustre. A arte da reciclagem foi o mote da Casa Mega Fácil, atração da 11ª edição da Feira Mega Artesanal que propôs decorar uma casa inteiramente com técnicas artesanais.

Os ambientes que simulam os cômodos de uma residência foram personalizados por artesãos e artistas que usaram a criatividade para empregar medidas sustentáveis. Na imagem acima, o hall concebido pela artesã Diná Rocha segue o estilo provençal. A porta antiga foi transformada em chapeleira e a janela de demolição em porta-chaves. O banco de jardim com pintura country dá um toque campestre complementado pelo papel de parede listrado.

Divulgação

A sala de estar criada pelas artesãs Glória Tammasi e Renata Dutra recebe a mistura de vários materiais, de parafusos a plumas. Na parede azul piscina, destaca-se um espelho com aplicações na moldura de parafusos, restos de metais e tecidos. As almofadas em tecido, garrafas recicladas e vasos de barro pintados também compõem o ambiente.

Divulgação

Para a sala de jantar, as artesãs Rosely Ferraiol e Helena Fanger fizeram um painel para a parede com filtros de café tingidos e um tapete com garrafas PET. Uma escultura feita com ferro reaproveitado, velas e vasos completam a composição

Divulgação

Na sala de TV decorada pelos artesãos Paulo Leonardo e Edson Barbieri, um painel feito de retalhos de madeira divide o espaço com peças de fibra de bananeira. O rack feito em pau ferro compõe o espaço ao lado de móveis que dão um ar retrô, como uma poltrona vermelha antiga e uma mesa de centro com design geométrico.

Divulgação

Para estimular a função criativa do home office, Celi Mara, Gilvania Jussara e Luciane Folch utilizaram o scrapbooking, técnica de colagens que reúne papéis decorados, fotografias e enfeites. O lustre feito com embalagens cheias de líquido colorido garantiu uma iluminação especial, em harmonia com as peças em acrílico colorido.

Jardim de inverno, banheiro e cozinha

Divulgação

O jardim de inverno foi idealizado por Déia Lopes, Alessandra Assi e Célia Maida a partir do conceito romântico e funcional. Em uma das paredes, um jardim vertical faz um jogo de cores, velas e arabescos. O restante da composição do ambiente leva gaiolas, lousas, peças em metal e uma poltrona de origem francesa.

Divulgação

Sabonetes artesanais perfumam o banheiro decorado por Peter Paiva, Maria Cristina Leite e Patrícia Fugisse. Em tom amarelo bandeira, o ambiente sugere o sossego de um banho relaxante no ofurô e emprega a reciclagem com o cesto do lixo e o suporte para papéis higiênicos feitos com papelão encapado.

A bancada rústica em tons claros recebeu uma cuba resgatada de uma antiga lavadeira, uma bacia em alumínio surrado. As paredes foram trabalhadas com um rodameio e rodapé montados com pastilhas feitas a partir de retalhos de madeira.

Divulgação

A cozinha decorada por Clara Camargo, Flávia Ferrari e Janaína Sucinic traz bancos trabalhados em patchwork, vasos reciclados, jogos americanos de jardim e a louça de poás. Os móveis antigos foram revisitados. Uma janela de demolição serviu como lousa de recados e porta-revistas, bancos feitos em patchwork e cadeiras encapadas ganharam um tom de modernidade. A tela de galinheiro emoldurada passou a servir como porta-recados e uma bacia antiga virou a cuba da pia de lavar louças.

Quartos

Divulgação

No quarto de casal concebido por Marcelo Darghan, Denise Meneghello, Júlia Passerani e Rosana Pardo, predominam variações das cores cinza e fúcsia, além de toques de dourado, branco e preto. Ao pé da cama, pufes de espuma revestidos com feltragem e, sobre ela, uma colcha de jacquard pintada e bordada com almofadas de crochê, veludo e bordado. Uma parede é toda decorada com lembranças do casal que, emolduradas, viraram objetos de decoração.

Divulgação

As artesãs France Turglio e Sílvia Schmidt propuseram um quarto de adolescente com mobiliário moderno de linhas retas e peças pertencentes à família. Cores vibrantes se misturam à neutralidade do branco.

Divulgação

A selva foi o tema escolhido por Vlady, Karin Klaener e Sogayar para o quarto de bebê. O patchwork foi usado na confecção dos animais de brinquedo e quadros. Uma grande árvore em tamanho natural faz sombra para o berço.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário