Shutterstock/Yuganov Konstantin
Quem nunca colocou aquele jeans úmido para secar atrás da geladeira ou resolveu acelerar o degelo do congelador com um secador de cabelo? Ou ainda nunca colocou um pedaço de carvão para tentar acabar o odor dentro do refrigerador? O site BBEL consultou alguns especialistas para descobrir quais desses hábitos podem realmente prejudicar o funcionamento do equipamento e quais podem ser feitos sem riscos.
1º É ruim colocar o micro-ondas ao lado ou em cima da geladeira?
Sim, e o mesmo vale para o fogão. Manter o refrigerador exposto a qualquer fonte de calor prejudica seu funcionamento. "Ao colocar o micro-ondas ou fogão muito próximos é exigida uma maior frequência de trabalho do motor, gastando mais energia. Isso acontece porque o sistema de isolamento existente dentro do gabinete da geladeira é projetado para uma condição ambiente normal, ou seja, quando o equipamento não está exposto a fontes de calor externo excessivo", esclarece Kati Dias, gerente da área de refrigeradores da Samsung.
Não se esqueça de que o sol também é uma fonte de calor excessivo, como menciona Renata Leão, gerente da engenharia de serviços da Whirlpool, empresa responsável pelas marcas Brastemp e Consul. "Além do calor gerado pelo sol contribuir para a queda no rendimento, ele pode alterar a estética da geladeira ao danificar a pintura e dilatar as partes externas", argumenta.
2º Posso colocar alimentos ainda quentes no refrigerador?
Não. Colocar comida ainda quente para gelar ou no congelador prejudica tanto o refrigerador quanto o alimento, que demora a resfriar e fica mais tempo exposto ao ataque de micro-organismo. De acordo com a Whirpool, quando o recipiente com o alimento é colocado muito quente na geladeira, ele tende a elevar a temperatura dos demais produtos acondicionados, prejudicando a conservação deles.
A maneira correta de proceder é deixar a comida esfriar em temperatura ambiente e só levá-la para o refrigerador quando estiver na temperatura de 35 graus, o que corresponde, segundo Nicole Valente, nutricionista da LC Restaurantes, à sensação de uma mamadeira de bebê no ponto.
Shutterstock/DeshaCAM
3º Posso colocar os ovos na porta da geladeira ?
Neste caso as opiniões dos fabricantes e de especialistas em alimentos divergem. Para a nutricionista Nicole Valente, o ponto principal não é o abre e fecha, mas a temperatura do compartimento. Ela explica que o ideal é guardar os ovos na primeira prateleira, onde a proximidade com o congelador garante uma temperatura menor do que na porta do refrigerador.
Kati Dias, gerente da área de refrigeradores da Samsung, afirma que a temperatura da porta da geladeira não coloca em risco a qualidade dos alimentos. "Quanto ao fato de se colocar os ovos na porta do refrigerador não há nenhuma restrição devido à temperatura. Uma questão que vem sendo levantada por profissionais de nutrição é a movimentação dos ovos a cada abertura de porta", comenta.
4º É possível manter a parte de trás da geladeira encostada na parede ou em algum móvel?
Não, pois o condensador precisa de um espaço de circulação de ar para garantir o melhor desempenho do refrigerador. A distância mínima que a ser respeitada costuma estar descrita no manual de fabricação dos equipamentos.
5º Na hora da mudança, posso transportar o refrigerador deitado?
Neste caso, o melhor é evitar essa situação. De acordo com a Whirpool, quando o refrigerador é movido ou transportado na posição horizontal, é necessário deixá-lo ao menos duas horas desligado após recolocá-lo de pé. Isso porque o refrigerador contém um tipo de óleo lubrificante que permite seu adequado funcionamento. Quando ele é movido ou transportado deitado, o óleo escorre e pode cair nos dutos de sucção do gás refrigerante.
Para que esse óleo retorne à sua posição inicial, é preciso manter o refrigerador estável e em pé por duas horas. Assim, pode-se evitar o risco do óleo obstruir os dutos do gás refrigerante e prejudicar o desempenho do produto.
Shutterstock/Tom Gowanlock
6º Posso colocar roupa úmida para secar atrás da geladeira?
Não, Kati Dias explica que a grade localizada na parte de trás da geladeira é o condensador do produto, que tem como função fazer a troca de calor do sistema de refrigeração. "Se algum tecido for colocado sobre essa peça, como toalhas, panos ou roupas, a troca de calor passa a ser menos eficaz e, consequentemente, o sistema passa a trabalhar com maior esforço e menor eficiência. Isso gera perda de desempenho e aumento no consumo de energia, uma vez que o compressor, popularmente chamando de motor, trabalha por mais tempo", comenta a representante da Samsung.
7º Abrir a geladeira muitas vezes é ruim?
Sim, e o consumo de energia é maior quando comparado com um refrigerador que é aberto menos vezes e por menos tempo ao longo do dia. Os fabricantes esclarecem que ao abrir a porta, estamos permitindo uma troca de calor da parte interna do produto, que está mais fria, com o ambiente, que está mais quente. "Como o refrigerador é projetado para trabalhar com temperaturas mais baixas do que a do ambiente, as sucessivas trocas de temperatura, resultantes das constantes aberturas da porta, fazem com que o motor trabalhe constantemente para baixar a temperatura interna do refrigerador", explica Kati Dias.
O consumo de energia está diretamente relacionado à troca de calor e pode variar de acordo com o número de vezes e o tempo que a porta ficou aberta. Ou seja, é possível haver situações em que, mesmo abrindo menos vezes a porta, o gasto de energia seja maior porque ela ficou mais tempo aberta.
8º Posso acelerar o degelo do refrigerador usando um secador de cabelos, água quente ou uma faca para raspar o gelo?
Não faça isso. O recomendado pelos fabricantes é deixar as portas da geladeira abertas para que ela descongele mais rápido. O calor do secador de cabelo ou da água quente pode deformar as partes plásticas do congelador, além disso, a água pode se infiltrar dentro do refrigerador e ficar represada. Ao usar uma faca para raspar o gelo, você corre o risco de perfurar os dutos, causando vazamento do gás, e danificar o poliuretano responsável pelo isolamento térmico do produto.
9º Pó de café e carvão podem evitar cheiro ruim dentro da geladeira?
Sim, pois o carvão vegetal e o pó de café atraem umidade e mau cheiro. Por outro lado, há o risco de que o refrigerador fique permanentemente contaminado pelo próprio cheiro do café e do carvão.
Veja também como manter a geladeira organizada.
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você