Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

A diferença entre coifa, exaustor e depurador

Shutterstock

Manter uma boa circulação de ar na cozinha é indispensável para evitar que os odores, fumaça e superaquecimento gerados pelo preparo de alimentos, principalmente de frituras e grelhados, espalhem-se para os demais ambientes da casa. Além do posicionamento adequado das janelas, é importante escolher o sistema de exaustão corretamente. Para isso, é preciso entender a diferença entre exaustores, coifas e depuradores.

Transporte do ar para fora

A primeira característica que diferencia estes equipamentos é a capacidade de transportar o ar para fora do ambiente onde estão instalados. 

O que você precisa saber:

  • Esta é a função básica do exaustor, trocar o ar quente de dentro da cozinha pelo frio que está fora da residência.
  • O exaustor de parede é instalado em média a 2,5 metros do chão e é composto basicamente por um motor com hélice que, ao ser ligado, impulsiona o ar quente concentrado no alto para fora do ambiente.
  • As coifas são eletrodomésticos que, de acordo com a instalação, são capazes ou não de trocar o ar do ambiente. 
  • Quando usada na função de exaustor, a coifa possui uma tubulação que leva o ar captado na cozinha para fora da residência. Instalado em média a 72 centímetros acima do fogão, este equipamento conta ainda com um exaustor interno que faz a sucção do ar.
  • Quando instaladas na função de depurador, no entanto, as coifas sugam o ar quente e carregado de partículas, filtram-no e devolvem o ar purificado ao ambiente por meio de aberturas laterais em sua chaminé.
  • O eletrodoméstico conhecido como depurador executa exatamente a função citada acima, mas não possui o cubo chamado de chaminé e por isso se adapta melhor a cozinhas menores.

Eliminação da gordura

Shutterstock

Outro ponto de diferença a ser observado é a eliminação de gordura do ambiente. O que você precisa saber:

  • Diferentemente das coifas e depuradores, os exaustores não possuem um sistema específico para retirar a gordura do ambiente.
  • Ao impulsionar o ar quente para fora da cozinha, o exaustor também elimina odores e partículas de gordura que tenham ficado suspensas no ar, mas o volume de gordura que chega ao alto da cozinha é significativamente menor do que aquele captado pela coifa.
  • Internamente, as coifas costumam possuir um sistema de filtros de alumínio para condensar a gordura que evapora com o ar e recolher a gordura condensada. A parte interna da tela de inox da coifa possui ainda um filtro de poliéster junto à tela de metal que pode ser lavável ou descartável.
  • Assim como a coifa, o depurador conta com um motor interno que suga o ar e o obriga a passar por um filtro. A primeira filtragem é feita por intermédio de tramas de alumínio, laváveis, que retêm partículas maiores, como as de gordura.
  • Enquanto a coifa conta com calhas que direcionam o escoamento e armazenamento da gordura, no depurador toda a gordura recolhida fica retida na grade de inox, o que pode ocasionar mau cheiro e a diminuição da capacidade de sucção do eletrodoméstico. Além disso, torna a necessidade de limpeza mais frequente do que nas coifas. Veja dicas para limpar eletrodomésticos.

Redução do calor no ambiente

  • Ao contrário da coifa e do exaustor, o depurador não tem capacidade para diminuir o calor do ambiente, e sua habilidade de eliminar odores e fumaça também é mais limitada do que a dos demais equipamentos de exaustão.

Depurador tem menos potência

  • O depurador, além de não trocar o ar do ambiente, tem potência menor do que as coifas e exaustores, justamente por ser o equipamento mais portátil e com preços mais acessíveis dentre os três.
  • No segundo nível, o ar passa por um filtro de carvão ativado, que exige reposição aproximadamente a cada seis meses, que retém partículas menores – aquelas que carregam os odores desagradáveis”.

Fontes: Daniel Silveira, gerente de produto da Electrolux, e Vagner de Paulo, engenheiro mecânico da empresa Tron, fabricante de exaustores residenciais e industriais.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário