Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Aspiração central torna a limpeza mais prática

Hayden do Brasil

O que é?

O sistema de aspiração central é um produto de automação residencial muito comum nos EUA e no Canadá, em que tubulações de PVC instaladas nos forros e paredes das residências carregam todo o ar aspirado pela casa até o aspirador central, colocado numa área de serviço, garagem ou lavanderia. Por sua vez, o aspirador central filtra e expele esse ar.

Tomadas

O sistema conta com tomadas espalhadas pelos ambientes, em que mangueiras de aspiração são conectadas na hora da limpeza. Estas tomadas possuem tampas e molas que as mantêm fechadas e evitam a entrada de objetos. Além disso, o motor somente começa a funcionar quando a mangueira é encaixada na tomada. Os tubos são como os utilizados para o encanamento de esgoto, de duas polegadas.

Glutão ou pá automática

Outro mecanismo de limpeza que integra o sistema de aspiração central é o glutão ou pá automática. Ele costuma ser instalado em cozinhas e áreas de serviço, assim, quando o ambiente é varrido, ao invés de pegar os resíduos com uma pá, você pode acioná-lo com o próprio pé e deixar que a sujeira seja sugada para a central de aspiração.

Instalação e manutenção

Hayden do Brasil

O que você precisa saber:

  • Não existe metragem mínima para a instalação da aspiração central.
  • O momento ideal para acrescentar este modelo de automação em sua residência é durante a construção ou reforma, já que a colocação dos tubos exige que as paredes que receberão tomadas sejam quebradas. Geralmente, a tubulação fica sobre o forro.
  • Antes da instalação é preciso que um projeto com base na planta da casa ou apartamento seja feito para calcular a quantidade de tomadas necessárias para atender toda área que precisa ser aspirada. 
  • Também é preciso verificar interferências da tubulação de aspiração central nos demais sistemas, como a instalação de ar condicionado.
  • Todos os canos curvos, que fazem a conexão entre as extremidades da tubulação, são importados e recebem um acabamento especial, como a eliminação de ranhuras, por exemplo, para evitar o acúmulo de poeira. As mangueiras usadas para fazer a aspiração dos ambientes também são confeccionadas em PVC.
  • As centrais de aspiração possuem motores especialmente trabalhados para emitir menos ruídos e controlar a trepidação.
  • Alguns modelos, normalmente os menores, podem ter filtros descartáveis, que precisam ser trocados em média a cada dois meses. As centrais maiores usam filtros laváveis e autolimpantes, que podem ser limpos com água e sabão e usados por dois anos.

Ar mais limpo e casa mais valorizada

Hayden do Brasil

Além da praticidade, os fornecedores dos sistemas de aspiração central indicam um ganho na qualidade do ar das residências onde o mecanismo é instalado, o que acarreta na valorização do imóvel. De acordo com eles, o equipamento consegue retirar ácaros, bactérias e fungos dos ambientes aspirados e tem eficiência maior do que as vassouras, que deixam a sujeira suspensa no ar, e os aspiradores de pó portáteis, que retornam o ar ao ambiente que está sendo limpo.

Fontes: Levon Sevzatian Filho, gerente de produtos da Hayden do Brasil, uma das empresas fornecedoras do produto; e Antonio Caramico, diretor da Biltech, importadora e distribuidora dos sistemas de aspiração central Beam no Brasil.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário