Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como escolher travesseiros

Shutterstock

Novas tecnologias têm contribuído para melhorar a fabricação dos mais diversos produtos. O travesseiro é um deles. Atualmente, o mercado oferece uma infinidade de tamanhos, formas, enchimentos e outras especificidades e há muito, deixou de ser uma apenas uma espuma coberta por uma capa. Hoje, sabe-se que os travesseiros são parte importante da equação para uma boa noite de sono. Por isso, preparamos um guia para que você não errar na hora de escolher o melhor modelo de travesseiro para você e sua família. Possuir um travesseiro de qualidade faz parte da equação para uma boa noite de sono, afinal, precisamos manter nossa coluna bem alinhada para evitar que, ao invés de descansar, amanheçamos com problemas posturais e respiratórios.

Travesseiros de poliuretano ou espuma compacta

Shutterstock

Estes travesseiros não são muito macios, mas como não se deformam excessivamente com o peso da cabeça, podem manter ereto o pescoço durante toda a noite. São mais indicados àqueles que preferem dormir de lado.

Travesseiros de flocos de espuma

O material que recheia este tipo de travesseiro é a espuma comum, porém, recortada em flocos, o que melhora a circulação de ar e deixa os travesseiros mais macios.

Tanta maciez, entretanto, não será saudável se os modelos permitirem que, ao apoiar a cabeça no travesseiro, as espumas “fujam” do lugar, concentrando-se nas laterais e deixando que a cabeça e o pescoço fiquem desalinhados.

Travesseiros de espuma da NASA

Shutterstock

A espuma viscoelástica popularmente conhecida como “Espuma da NASA”, é um material de última geração que se adapta eficientemente à silhueta da cabeça e do pescoço, permitindo melhor circulação sanguínea e prevenindo dores musculares. Os travesseiros feitos com o material desenvolvido pela NASA estão cada vez mais populares. Embora sejam um pouco pesados, se moldam com perfeição ao redor do pescoço, provendo suporte mais firme.

Travesseiros de espuma látex

Este travesseiro é indicado para quem se mexe muito durante o sono, já que ele se adapta bem ao corpo em qualquer posição.

Normalmente recebe tratamento antiácaro, e sua espuma perfurada favorece a ventilação de seu interior, diminuindo a chance de desenvolvimento de micro-organismos.

Travesseiros de plumas e penas de ganso

Shutterstock

São travesseiros macios e aconchegantes, que se ajustam imediatamente ao formato da cabeça. Não são muito indicados às pessoas que dormem de lado, pois podem se deformar além do necessário, deixando a coluna desalinhada.

Quando não tratadas, as penas constituem um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos e bactérias, portanto, antes de comprar o travesseiro, certifique-se de que ele é protegido contra esses micro-organismos.

Travesseiros de penas de ganso que possuem tratamento antiácaros costumam ser um pouco mais caros, mas alguns modelos chegam a durar dez anos. Eles apresentam maior durabilidade, mas não podem ser lavados na máquina de lavar roupas.

Travesseiros de fibra e microfibra

Fibra e microfibra são muito leves e flexíveis, porém, uma das características dos materiais sintéticos é que eles se aquecem progressivamente porque absorvem o calor transferido pelo corpo ou pelo ambiente.

Como o clima no Brasil inclui altas temperaturas, tal característica pode ser um incômodo, especialmente nas estações mais quentes.

Os travesseiros feitos de plumagem sintética imitam os de plumas naturais e apresentam características similares, como se ajustar bem ao pescoço e à cabeça. Eles também podem ser tratados contra agentes alergênicos.

Travesseiros mais altos

Shutterstock

Quem sofre de apneia do sono, obstrução das vias aéreas que impede a respiração por alguns instantes, deve usar travesseiros que mantenham o queixo elevado, pois essa posição do rosto favorece a desobstrução das vias respiratórias.

É provável que algumas pessoas passem boa parte da noite respirando através do travesseiro, sem se dar conta. Por isso os travesseiros modernos de qualidade recebem tratamento apropriado para terem barreiras antimicrobianas em suas fibras.

Cuidados com os travesseiros

Na hora de arrumar a cama, bata o travesseiro para que a poeira se desprenda de suas fibras. Deixá-lo alguns minutos sob o sol forte, uma vez por semana, também pode ajudar a eliminar ácaros e fungos.

As empresas fabricantes de travesseiros indicam em suas etiquetas qual a maneira correta de limpá-los, de acordo com o material com o qual foram confeccionados.

Dentre outros atributos, o material que compõe o travesseiro determina a flexibilidade, a resistência, a maciez e o conforto do produto.

Outra característica que varia de acordo com o material de fabricação dos travesseiros, é a durabilidade. Normalmente essa informação também vem estampada na etiqueta.

Quando devo trocar meu travesseiro?

Shutterstock

Uma boa maneira de saber se já está na hora de trocar seu travesseiro é dobrando-o ao meio. Quanto mais novo ele for, mais difícil será dobrá-lo e mais rápido ele voltará ao normal.

Quando a espuma do travesseiro vai perdendo sua flexibilidade, a passagem do ar por entre as fibras se torna mais difícil, e a falta de ventilação faz com que fungos e bactérias desenvolvam-se mais rapidamente em sua estrutura.

Portanto, se o travesseiro demorar a se desdobrar sozinho, ou não se desdobrar, provavelmente ele não está mais cumprindo a função de ajudar você a dormir melhor, e é hora de trocar.

Você sabia?

Shutterstock

Os travesseiros mais duráveis em geral são feitos de penugem ou plumas ou penas, enquanto os de poliéster têm menos tempo de vida.

A durabilidade e maciez ao toque do travesseiro também estão relacionadas ao número de fios do tecido que envolve o recheio.

Existem proteções que aumentam a vida útil de seu travesseiro. Elas devem ser colocadas entre o travesseiro e a fronha.

Travesseiros sintéticos normalmente são mais baratos e podem ser lavados na máquina de lavar roupas.

Quando bem cuidados, travesseiros de qualidade podem durar cerca de 20 anos.

Além do travesseiro, escolher um colchão apropriado também é fundamental para a qualidade do seu sono.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário