Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Cuidados no uso da geladeira

shutterstock

Para que a geladeira funcione bem e cumpra a função de conservar os alimentos, ela precisa ser bem utilizada e ter sua temperatura corretamente regulada.

As baixas temperaturas no interior dos refrigeradores faz com que as bactérias contidas nos alimentos diminuam sua multiplicação, deixando-os saudáveis por mais tempo. Este processo pode ser facilmente observado quando deixamos um copo de leite fora da geladeira por algumas horas. Em dias mais quentes, o leite pode azedar em três ou quatro horas, e se mantido dentro da geladeira permanecerá conservado por até duas semanas.

Congelador conserva por mais tempo

shutterstock

O tempo de conservação é ainda maior quando congelamos os alimentos, pois os micro-organismos também são congelados e cessam completamente suas atividades. Mas nem todos os alimentos podem ser congelados sem perder suas características de sabor, cor e textura.

As frutas, folhas e os ovos, por exemplo, não devem ser congelados, pois isso compromete a qualidade desses alimentos. Recomenda-se, portanto, que as geladeiras funcionem a uma temperatura que pode variar entre 1,7º C a 3,3º C, ou seja, suficientemente baixa para tornar mais lento o desenvolvimento das bactérias presentes nos alimentos. Para testar a temperatura, coloque um termômetro no gavetão de verduras, localizado na parte mais baixa da geladeira.

Os alimentos dentro da geladeira

shutterstock

Os alimentos guardados em recipientes hermeticamente fechados também ficam frescos por mais tempo, pois o contato com o oxigênio é diminuído. Consequentemente, o risco de contaminação por bactérias também diminui.

Pratos prontos preparados com carne bovina, de aves ou peixes precisam ser cozidos novamente antes de consumidos. As carnes são facilmente contaminadas por micro-organismos e, por isso, após um dia na geladeira, mesmo que mantenham boa aparência, é recomendável cozinhá-las antes de consumir. Alguns alimentos são mais suscetíveis à ação de micro-organismos, como os laticínios ou molhos à base de ovos, que mesmo mantidos sobrefrigeração, podem estragar rapidamente.

Geladeira limpa e fechada

shutterstock

Mantenha sua geladeira limpa por dentro e por fora. Limpe as superfícies das prateleiras internas com água morna e detergente. Quando estiver limpa, prepare uma solução com uma colher de sopa de água sanitária diluída em 200 ml de água e finalize passando um pano umedecido.

A borracha de vedação na porta da geladeira deve estar sempre em boas condições para evitar a saída do ar resfriado. Quanto menos tempo as geladeiras ficam abertas, mais eficiente é o processo de conservação dos alimentos em seu interior. Por isso, retire da geladeira tudo que for usar de uma só vez.

Dicas para que a geladeira funcione plenamente

shutterstock

As geladeiras devem ser instaladas em local ventilado e distantes de fontes de calor, como aquecedores e fogão. Quando instaladas entre armários, recomenda-se deixar um espaço de pelo menos 20 cm para que haja circulação de ar.

Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar roupas porque ali ocorre a troca de calor entre o motor e o ar e as roupas podem fazer com que o motor fique superaquecido.

As prateleiras das geladeiras foram projetadas para permitir uma circulação mais eficiente do ar frio, portanto não é preciso protegê-las com papéis ou plásticos, pois esses materiais irão dificultar a circulação do ar.

Tamanhos e modelos de geladeira

shutterstock

O tamanho da geladeira depende do tamanho da sua família. As geladeiras compactas que possuem um congelador no topo são suficientes para recém-casados ou para quem mora sozinho. Já as famílias mais numerosas podem preferir um freezer maior, separadamente.

Há modelos também com reservatório externo de água, ideal para economizar energia. Modelos mais modernos podem custar mais caro, mas apresentam acessórios diferenciados, como a gaveta fechada com temperatura especial para o armazenamento de carnes ou os compartimentos extras para lanches, margarina, vegetais e latas.

Opte por modelos frost free, mais práticos para limpeza. Outros acessórios aliados na hora da limpeza são as prateleiras removíveis, os pés ajustáveis e a porta reversa (que pode abrir para ambos os lados).

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário