Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Escolha o melhor aquecedor de ar para sua casa

Shutterstock / Konstantin Gushcha

Quando o frio chega pra valer, não tem nada mais gostoso do que chegar em casa e ter o cantinho quentinho e aconchegante. Então, que tal investir em um aquecedor? Esse eletrodoméstico é bem funcional, e aquece, em média, de 20 a 25 metros quadrados.

Veja a seguir quais os tipos de aquecedores disponíveis no mercado e suas especificidades.

Tipos de aquecedores

Shutterstock / Arena Photo UK

Aquecedor a óleo

O design também é responsável pela eficácia. Os aquecedores em forma de torre contam com uma maior emissão de calor e com uma resistência em tamanho superior aos demais aparelhos.

Aquecedores a óleo também usam resistência, mas o ar não entra em contato com ela, por isso, não resseca o ambiente. Eles são mais silenciosos que os demais e costumam ser mais caros que os elétricos.

Aquecedor de halogênio

Shutterstock / StockPhotosArt

O aquecimento do ar ocorre pelo mecanismo de troca de calor, causando também um ressecamento no ambiente. O uso de gás halogênio serve para potencializar a função e prolongar a vida útil.

Aquecedor cerâmico

Shutterstock / Deyan Georgiev

A resistência feita em cerâmica torna a vida útil do aparelho mais longa. Porém, eles podem tornar o ar mais seco, já que utilizam o oxigênio. Portanto, para quem tem problemas respiratórios, ele não é indicado.

Aquecedor com resistência metálica

Planner

Este tipo é o de menor custo encontrado no mercado e reúne os aparelhos, popularmente chamados, de elétricos. Porém, apresenta o mesmo problema do cerâmico, e pode deixar o ar seco.

Dicas para escolher o melhor aquecedor

  • Antes de comprar o aparelho, você precisa observar características dele e do ambiente onde será utilizado. Dependendo do tamanho, um aparelho pode não ser suficiente para seu espaço.
  • O Brasil é um país tropical, por isso podemos pensar em climatizadores ou ar-condicionado com sistema reverso, que além de resfriar, também esquentam.
  • Ambientes de piso frio precisam de aparelhos mais potentes, do que, por exemplo, espaços com piso em madeira ou carpete.
  • Locais com janela com pouca vedação também necessitam de uma atenção especial.

Gasto de energia

Quanto maior a potência do aquecedor, maior o gasto de energia. O aquecimento do ambiente acontece por causa da troca do calor entre o ar do espaço e a resistência interna do equipamento. Essa resistência é uma peça em formato de serpentina similar à resistência dos chuveiros.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário