Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Qual o melhor ferro de passar roupas?

Passar roupas não está dentre os afazeres domésticos mais simples. Mas com o ferro adequado, essa tarefa pode se tornar mais prática e rápida. Conheça as diferenças entre os ferros de passar roupas e escolha o melhor modelo para você.

Ferro de passar a seco

Shutterstock/ Odua Images
O ferro a seco é mais barato, mais leve e não precisa ser recarregado com água. Porém gasta mais energia, e você precisará de um borrifador com água ou produto específico para amolecer alguns tecidos. No caso de tecidos brilhantes e sintéticos, o ferro a seco é a melhor opção, pois alguns não podem entrar em contato com vapor.

Ferro a vapor

Divulgação Mondial

Os ferros a vapor facilitam o ato de passar, pois o vapor amolece a trama do tecido e ajudam a eliminar vincos e rugas mais persistentes nas roupas. Existem modelos de ferro com a opção extra vapor, que desamassam vincos ainda mais difíceis.

Quem optar por este modelo, deve começar passando as roupas de tecidos mais delicados, que precisam de menos calor para serem alisadas – como os sintéticos -, passando para aquelas peças que suportam um pouco mais de calor; e deixando para o final peças que necessitem mais calor para passar – como algodão, linho e jeans.

Entenda as bases dos ferros

  • Base antiaderente: Este tipo de base permite que o ferro deslize melhor, reduzindo o atrito com a roupa.
  • Base em cerâmica: Revestida em cerâmica, esta base garante bom desempenho e melhor deslizamento do produto sobre as roupas, além de ser muito mais resistente a riscos e fácil de limpar.
  • Base Durilium: Permite uma melhor difusão do vapor. É fácil de limpar e não deixa brilho nas roupas.
  • Base steam glide: Altamente resistente a arranhões, apresenta um deslize excelente e é fácil de limpar.

E a passadeira a vapor?

Divulgação Arno

A passadeira a vapor é ideal para desamassar roupas mais delicadas, que demandam cuidado especial. Este produto também higieniza e remove odores de todos os tipos de tecidos, além de eliminar 99% das bactérias, podendo ser utilizado também em cortinas e estofados.

Além disso, a passadeira a vapor permite uma agilidade maior para desamassar roupas, pois possui acessórios que facilitam a ação, como, por exemplo, cabide integrado e clip para pendurar calças.

Você sabia?

O primeiro ferro elétrico surgiu em 1882, desenvolvido pelo americano Henry W. Seely.

* Fontes: Bebel Marrey Ferreira, Carolina Giuntoli Rozenblit, gerente de grupo de produto do Grupo SEB, detentor da marca Arno; Jacques Ivo Krause, diretor técnico e comércio exterior da Mondial; e Vitor Morales, gerente de cuidados com as roupas da Philips.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário