O couro e a camurça são matérias orgânicas de origem animal que receberam tratamento específico para interromper a sua deterioração. Eles exigem cuidados especiais para uma boa conservação. Veja seis dicas para manter suas peças de couro e camurça impecáveis, atravessando gerações.
Leia com atenção as instruções das etiquetas. O couro e a camurça são materiais bastante sensíveis ao excesso de umidade, luz e calor. E como existem diferentes tipos de couro, cada um possui especificidades quanto ao manuseio, lavagem e conservação. Alguns são mais resistentes à água, outros, mais resistentes ao calor. O ideal é que você tenha essas informações para cuidar de suas peça
Leve as peças de couro e camurça a uma lavanderia especializada pelo menos uma vez por ano. Exatamente pela sensibilidade desses materiais, as tentativas de limpeza caseiras são desaconselhadas, pois podem causar danos irreversíveis. Também não guarde as peças sujas, pois isso dificulta e compromete o serviço de limpeza.
A limpeza realizada por uma lavanderia especializada é um processo artesanal. Profissionais treinados aplicam agentes desengraxates e aditivos desengordurantes, detergentes minerais e orgânicos. A remoção das sujeiras é feita por arrastamento, sem ação mecânica ou química, para permitir a troca gradual dos óleos naturais e não afetar a cor original da peça.
Em seguida, são feitas novas aplicações de produtos a base de óleos para promover a hidratação do couro, garantindo sua maciez natural. Tais cuidados não apenas limpam as peças, como também causam renovação ao "toque", devolvendo as características aveludadas e nuances de tonalidades comuns às camurças, ou a maciez com brilho opaco comuns aos couros lisos ou pintados.
Não dobre as peças de couro e camurça. É importante que elas sejam penduradas em cabides largos de madeira ou plástico, pois o couro deforma e marca. O cabide ideal deve ser do tamanho exato dos ombros no caso de jaquetas.
Não deixe as peças expostas à luz, seja natural ou artificial, para evitar que desbotem. Particularmente, as camurças são mais sensíveis.
Não guarde as roupas de couro ou camurça em lugares fechados por muito tempo. Periodicamente, retire as peças do armário para arejá-las, colocando-as em local ventilado e à sombra por, pelo menos, 24 horas. O processo deve ser repetido no mínimo semestralmente, porém, em regiões mais úmidas, considere deixar as peças "respirarem" a cada dois ou três meses.
Nunca guarde suas roupas de couro ou camurça em sacos plásticos. É aconselhável utilizar capas de TNT porque são leves e vazadas. Como permitem a entrada de ar, evitam o aparecimento de mofo. Prefira sacos de TNT de cor escura, que também ajudam a proteger a peça dos efeitos nocivos da luz.
Se a roupa molhar ou for exposta à umidade, coloque-a para secar à sombra, em local ventilado, longe de qualquer fonte de calor. Encaminhe a peça a um especialista assim que possível. O processo intercalado de secagem, sempre natural, à sombra leva, no mínimo, de três a cinco dias.
* Fonte: Maria Alzira Linares, especialista em roupas de couro e diretora executiva da Lavasecco.
Os sacos plasticos com sistemas vacum q removem o ar com aspiradores tb não são indicados para guardar as peças em couro? Eu estou há um ano fora do Brasil e deixei minhas jaquetas de couro guardadas assim na casa da minha mãe numa cidade com muita umidade, ela as coloca p arejar uma vez por mes, mas retorna aos plasticos. Seria melhor pedir para q ela os retire dos plasticos? Obrigada
6Olá Rodrigo, espero que você não tenha guardado sua peça de couro suja no armário, pois este tipo de roupa jamais pode ser guardada úmida seja por chuva ou por suor. Caso sua jaqueta seja de couro liso, você pode fazer uma limpeza básica com pano úmido, produtos de higiene e hidratação para couro que são vendidos em lojas especializadas. Mas lembre-se, essa dica funciona para couro liso, as demais peças precisam realmente de cuidados especiais dados por uma lavanderia profissional.
Um grande abraço
Bbel
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você
Yolanda Hollaender - 09/04/2013
Excelente matéria! Mencionei este link na minha publicação:
0http://www.yorganiza.com.br/2013/04/limpeza-de-casacos-pesados.html
Meu cordial abraço,
Yolanda