Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

As diferenças entre sabão em pó e sabão líquido

Shutterstock/jcjgphotography

O que é melhor para lavar roupas, sabão em pó ou sabão líquido? Veja as vantagens de cada um e faça a sua escolha.

A vantagem do sabão líquido

Se a sua principal preocupação é preservar a qualidade das roupas, o sabão líquido é a melhor opção. O produto se dilui mais facilmente durante a lavagem, por isso deixa menos resíduos na roupa e na própria máquina de lavar. Essa capacidade de diluição também preserva melhor a cor dos tecidos.

A vantagem do sabão em pó

Shutterstock/Sinisa Botas

O sabão em pó permite que diferentes princípios ativos para diversos tipos de limpeza sejam acrescentados à sua formulação. Ou seja, o diferencial desse tipo de sabão é a capacidade de tirar manchas e remover sujeiras, pois ele é capaz de reunir vários produtos de limpeza em um só.

No caso do sabão líquido, a presença da água faz com que ingredientes adicionais colocados na fórmula comecem a reagir entre si, ficando com a capacidade de limpeza reduzida.

Tipo de máquina interfere

Para as máquinas com abertura frontal, que usam menos água no ciclo de lavagem, o sabão em formato líquido é o mais indicado justamente porque se dissolve com mais facilidade mesmo em quantias reduzidas de água.

Sabão líquido concentrado

O sabão líquido concentrado tem as mesmas características da versão diluída. A vantagem deste produto é seu caráter sustentável. Os produtos concentrados têm uma relação de custo-benefício mais vantajosa para o consumidor e para toda a cadeia de produção. Além de consumirem menos embalagens por dose, por serem menores, consomem menos recursos no processo de produção e transporte, o que resulta num preço mais barato no final da cadeia.

Fontes: Fábio Malatesta, diretor de desenvolvimento de produtos da Flora, empresa responsável pela marca Minuano; Paulo Ricardo, gerente operacional da rede de lavanderias Prima Clean e Paula Lopes, gerente de marketing da Omo.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário