Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como engomar roupas

O processo de engomar roupas parece fora de moda, mas ainda há quem goste da estrutura e do caimento que a goma deixa em cortinas, algumas roupas de cama e, principalmente, de mesa. Toalhas de bandeja, guardanapos e aquela toalha de linho bordada usada apenas em jantares formais ganham corpo quando engomadas, e transmitem um cuidado extremo com a apresentação em eventos.

Até algumas roupas de vestir, como camisas femininas cheias de nervuras, rendas e fitas, ficam mais bonitas e se conservam por mais tempo quando engomadas.

As gomas podem ser industrializadas ou feitas em casa. Gomas industrializadas estão prontas para o uso: leia as instruções na embalagem dos produtos. Já as gomas preparadas em casa são mais econômicas, pois só precisam de três ingredientes: água, maisena e álcool. 

Preparando goma em casa

1) Você vai precisar de 1 litro de água e 5 colheres de sopa de maisena. Dissolva a maisena em água e leve ao fogo, sempre mexendo até que a maisena cozinhe.

2) Guarde na geladeira em um pote de boca larga.

3) Na hora de usar, dissolva 1 colher de sopa desta goma em 1 litro de água. No momento de usar, acrescente 2 colheres de sopa de álcool para que o ferro deslize sobre a roupa na hora de passar.

Como usar as gomas?

  • Nas roupas de algodão e linho, coloque um pouco de goma no último enxágue (as camisas de algodão e toalhas de mesa ficam firmes e bonitas com goma).
  • Nas roupas de seda natural, use uma goma feita com 1 litro de água fervente e 1 folha de gelatina branca derretida. Coloque a peça nesta solução e junte água fria até cobrir a roupa. Deixe secar à sombra e passe enquanto a peça ainda estiver úmida, tendo o cuidado de colocar sobre a roupa um pano branco e limpo ou uma folha de papel de seda.
Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário