Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como lavar roupas de lã

Tom Gowanlock

Com o fim do inverno, a utilização das roupas de lã se torna menos frequente, então é hora de guardá-las para o próximo ano. Mas antes delas saírem de cena são necessários alguns cuidados.

Veja algumas dicas para lavar, secar e armazenar as roupas de lã sem prejudicar a maciez e a durabilidade das peças.

Como lavar roupa de lã

  • Procure lavar as roupas de lã à mão com água morna. Utilize o sabão líquido de sua preferência, sem exageros. Na hora de enxaguar, coloque uma colher de sopa de glicerina ou amoníaco diluído em 1 litro de água e mergulhe a peça nesta solução. Não torça, apenas esprema. Desta forma a roupa permanecerá macia. Para finalizar o processo, deixe a peça secar à sombra.
  • Após a remoção da sujeira, os tecidos de lã de cores mais claras devem ser mergulhados em água previamente fervida com 1 colher de sopa de farinha de trigo.
  • Deixe a roupa repousar nesta solução até que a água esfrie. Para finalizar, enxague a peça em água pura.
  • Se a roupa de lã for colorida, coloque uma colher de vinagre na última água da lavagem.
  • Roupas de lã branca devem ser mergulhadas em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água oxigenada, antes de serem enxaguadas.
  • Para evitar que a roupa encolha, procure colocar três gotas de amoníaco na água quando for lavar a peça.
  • O aparecimento de bolinhas neste tipo de vestuário geralmente acontece por higienização realizada de forma incorreta ou em conjunto com outros tecidos. Peças de lã precisam ser lavadas separadamente, e se a lavagem for à máquina, use saquinhos protetores.

Como secar roupa de lã?

Africa Studio

A lã é uma fibra que requer bastante cuidado, seja ela natural ou sintética. Por isso, a secagem da peça também requer atenção.

Para não deformar as roupas de lã, coloque-as para secar à sombra, de preferência sem a utilização de prendedores, que podem marcar a roupa. Se a uma blusa de lã for suspensa no varal pelas pontas, ela irá esticar, aumentando alguns números e estragando o formato da peça.

Como guardar roupa de lã?

Africa Studio

Procure guardar as roupas de lã dobradas no armário, evitando que a peça seja pendurada no cabide, pois, essa atitude pode deformá-las.

Na mudança de estação, coloque as roupas em sacos de TNT, que permitem que a peça “respire” dentro do armário, impedindo o aparecimento de mofo e cheiros desagradáveis.

Fontes: Bebel Ferreira e Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis da 5àsec.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário