Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como lavar roupas de seda, cetim e viscose

Roupas de seda, cetim e viscose são delicadas e necessitam de alguns cuidados especiais na hora da lavagem. Confira a maneira correta de lavá-las para evitar manchas, deformações e desfiados nas peças.

Como lavar peças de seda, cetim e viscose

Marina Sakovic

Em um balde misture água fria com sabão líquido especial para roupas delicadas ou sabão de coco líquido. Não utilize sabão em pó nessas lavagens.

2. Coloque a roupa no balde com a mistura e esfregue sem força e sem usar esponjas ou escovas.

3. Se a peça tiver punho e colarinho, deixe-a na mistura por alguns minutos e esfregue essas partes na própria peça com um pouco mais de força.

Marina Sakovic

4. Após terminar a lavagem, aperte a roupa de cima para baixo (como na foto acima), sem puxar ou torcer, pois isso pode causar deformidades na peça.

5. Estenda a peça sempre na sombra, pois o sol pode marcar e/ou deformar esses tipos de tecidos.

Dicas espertas

  • Para as manchas de gordura, faça uma mistura de detergente neutro com talco, coloque sobre a mancha e deixe agir de um dia para o outro. Em seguida, faça o processo de lavagem explicado acima normalmente.
  • Caso haja a necessidade de alvejar a roupa, opte por produtos oxigenados. Cândida e alvejantes comuns estragam tecidos delicados.

Cuidados com peças sensíveis

  • A movimentação durante a lavagem na máquina de lavar pode danificar as peças de seda, cetim e viscose e até rasgar o tecido. Portanto, use a máquina apenas se tiver o compartimento para roupas delicadas, ou use o saquinho próprio para lavar roupas delicadas. Caso contrário, evite usar a máquina de lavar.
  • Utilizar perfume sobre esses tecidos podem deixar as peças com diversos pontinhos mais claros.

 

Fontes: Guuh Gree, estilista e personal organizer, Ricardo Monteiro, gerente da Quality Lavanderia e Ilda Alves, diarista.

 

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário