Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Cuidados ao secar as roupas após a lavagem

Shutterstock

Se você tem dúvidas sobre a maneira correta de secar e pendurar as roupas no varal para mantê-las conservadas, confira as dicas a seguir.

Antes de pendurar

Antes de colocar as peças para secar, tenha certeza de que os resíduos de sabão e amaciante foram removidos tanto quanto possível. Tecidos mal enxaguados perdem qualidade, desbotam e amarelam com mais facilidade, principalmente quando expostos ao sol.

Para que a roupa seque em melhores condições para ser passada, adquira o hábito de colocá-la, ainda úmida, o mais próximo da forma original. Por exemplo, puxe as pernas das calças para estendê-las e a cintura para desenrugá-la antes de pendurar no varal. Bata no ar as camisetas duas a três vezes para eliminar as rugas formadas durante a centrifugação.

Prefira secar à sombra

A melhor opção para secar as roupas brancas é não colocá-las diretamente expostas ao sol, mas mantê-las na sombra. Esse cuidado também pode ser estendido para todas as outras peças, pois os raios solares, assim como amarelam os tecidos brancos, desbotam os coloridos e enfraquecem as fibras dos tecidos em geral.

Roupas brancas de poliéster são mais resistentes à luz solar e podem ser colocadas para secar ao sol com prudência, ao contrário das peças brancas de algodão, linho, viscose, modal e nylons, que sempre devem ser mantidas na sombra para preservar a intensidade do branco.

Cuidados por tecidos

Shutterstock

Lã e cashmere

Roupas de lã e cashmere não devem ser penduradas para secar na vertical, pois tendem a deformar por causa do próprio peso do tecido úmido. As malhas de lã são as peças mais sensíveis a essa deformação, principalmente pelo fato de não poderem ser centrifugadas. O melhor método é secá-las na horizontal, sobre uma bancada, por exemplo.

Artigos de lã e de cashmere não podem nunca serem secados ao sol. Além dos corantes não resistirem aos raios solares, as fibras destes tecidos são sensíveis à radiação UV do sol e enfraquecem rapidamente, se deteriorando.

Algodão

As roupas de algodão são mais resistentes e podem ser penduradas no varal na vertical. Camisetas, camisas polo e sociais devem ser presas pelos ombros e ficar com o corpo pendente. Calças, de todo tipo de tecido, e não apenas de algodão, devem ser penduradas pelas pernas para que sequem com menos rugas na cintura, que é a parte mais difícil de passar.

Roupas listradas e com xadrez podem secar ao sol, pois são mais resistentes, mas a recomendação geral é manter as peças de algodão à sombra. Outra dica é colocar camisas e camisetas para secar já penduradas nos cabides, o que diminui a possibilidade de deformação da roupa.

Couro, seda e sintéticos

Shutterstock

Seda

A secagem das roupas de seda deve ser feita ao abrigo da luz. Prefira pendurar as peças no varal já nos cabides. No caso de usar prendedores, tome cuidado com os de madeira, que podem conter rebarbas e asperezas capazes de danificar o tecido.

Couro

Peças de couro também nunca devem secar ao sol. Ao ficarem expostas aos raios solares as roupas ressecam, podem perder a maleabilidade e o toque liso, chegando até a sofrer fissuras e mudanças na cor e textura superficial do tecido. Roupas de couro também não podem ir à secadora. O ideal é deixá-las secar em temperatura ambiente. Podem ser penduradas na vertical, mas se preferir usar cabides, tome cuidado para que eles sejam do tamanho adequado, principalmente no caso de jaquetas. Do contrário, elas podem ficar com os ombros deformados.

Tecidos sintéticos

Roupas de poliéster, nylon e tecidos sintéticos no geral são mais estáveis e podem ser penduradas na vertical sem problemas. Vale lembrar que esses tecidos também precisam ser protegidos contra a exposição direta ao sol.

Fontes: Maria Aparecida Albuquerque , coordenadora de treinamento da lavanderia Dryclean USA, e Paulo Pedro Alfieri, professor de engenharia têxtil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário