Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Dicas para lavar roupas de festa

Rasulov/ Shutterstock

Em casamentos, formaturas ou eventos que exigem trajes formais, é comum arrastar a barra do vestido no chão ou derrubar vinho na camisa. E quando isso acontece, precisamos dar um jeitinho para que o tecido não seja danificado. Caso você não possa levar as peças a uma lavanderia, veja as dicas abaixo.

Como lavar roupas de festa em casa

djem/ Shutterstock
  • Lave as peças à mão;
  • Use sabão neutro e água;
  • Não torça o tecido;
  • Se possível, separe o forro do tecido de cima – no caso dos vestidos – para que não solte tinta;
  • Para secar: estique o tecido, pressione com uma toalha, pendure na sombra e deixe por cerca de três dias até secar por completo.

ATENÇÃO!

Não lave peças delicadas como vestidos na máquina de lavar – isso danificará o tecido.

Lavagem a seco

Em alguns casos, a água penetra nos fios e deforma as fibras, podendo encolher ou deformar a peça. Uma alternativa é a lavagem a seco. Para que você entenda, a lavagem a seco também molha o tecido, mas não com água, e sim com solvente, que não é absorvido pelo tecido. No processo, o solvente passa pelos fios removendo a sujeira.

Quando o tecido fino a ser lavado não soltar tinta, e as pedrarias aplicadas forem de vidro, ele pode ser limpo na lavagem a seco, pois resiste à ação do solvente. Veja a seguir como fazer o processo em casa.

  • Despeje o solvente em um balde ou bacia até cobrir completamente a peça;
  • Deixe de molho por uma hora;
  • Não torça;
  • Pendure à sombra e deixe arejar bastante para que o cheiro do solvente não fique na roupa. A secagem também demora cerca de três dias.

Quando for passar, coloque um pano por cima e tire o vapor do ferro. Passe com muito cuidado.

Conservação de roupas de festa

Depois de lavados, os vestidos de festa devem ser guardados em capas de TNT e pendurados num cabide. Outra opção é dobrá-los e colocá-los em caixas, envolvidos em papel de seda, para protegê-los da incidência da luz. Isso evita o desbotamento da peça e as manchas amareladas.

Fontes: Plataforma online para contratação de profissionais, GetNinjas e a proprietária da lavanderia Lavasecco, Maria Alzira Linares.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário