03/04/2006 (Atualizado em 26/01/2021) - Bebel Marrey Ferreira
Dreamstime
Dreamstime
Dreamstime
Roupas de malha ou lã podem ser lavadas a seco utilizando como solvente o álcool líquido comum. Basta seguir o seguinte procedimento:
Para roupas delicadas como ternos ou tecidos de seda pura, pode-se utilizar como solvente o Varsol (removedor). Veja os passos:
Vale lembrar que os produtos utilizados na lavagem a seco, além de serem altamente inflamáveis, podem causar danos à saúde no caso de superexposição. Por isso, recomendamos que as dicas sejam seguidas com cuidado, preferencialmente com o uso de máscaras de proteção, e que os produtos sejam mantidos fora do alcance das crianças.
Veja seis dicas para conservar roupas de couro e camurça.
A lavagem a seco é mesmo fantástica pra preservar as roupas, mas o maior ganho mesmo é da natureza. A cada dia lançam um novo produto pra lavagem a seco. Hoje em dia quase tudo se pode lavar a seco. Além da economia de água, a redução de despejo sólido ajudam a reforçar a fama de Lavagem ecológica.
16Olá Moulin
É isso mesmo, o maior ganho é o da natureza, isso é muito importante. Obrigada por participar do site. Inscreva-se e receba novidades semanalmente.
Abraços,
Bebel
No caso de vestido de festa que tenha pedrarias, com indicação de lavagem a seco, esse solvente utilizado pode danificar as pedrarias, fazendo com que perca o brilho ou outro dano ?
Tenho um vestido assim que precisa ser lavado mas estou com muito medo de estragarem as pedrarias.
Querida Francine
O mesmo que falei no comentário abaixo, serve para você. Faça o teste. Tente deixar algumas pedras dentro do varsol para ver se perdem o brilho.
Minha experiência diz que nada acontecerá, mas se seu vestido for valioso quer monetariamente, quer sentimentalmente mande-o na lavandeira.
Grande abraço
Bebel
Olá, primeiramente parabéns pelo site.
Gostaria de saber se posso utilizar o Varsol para lavar camisas de seda. Na etiqueta da roupa diz "lavagem a seco suave". A camisa é azul e branca, corro o risco de manchar usando esse produto? O cheiro é ruim? Obrigada.
Oi Ale
Em primeiro lugar, você deve molhar uma ponta da camisa em varsol para ver se solta tinta.
Depois do teste se não manchar este pedacinho, pode cobrir a camisa toda com varsol, como explicado no artigo.
O cheiro é de varsol, o mesmo que você sente ao abrir a lata, mas ele sai se você deixar a camisa alguns dias pendurada em um cabide no varal.
Espero que tudo corra bem.
Bebel
Bom dia Carlos
Entre neste artigo e saiba como lavar camisas. As manchas vão sair com certeza: http://bit.ly/1rvqfOt
Grande abraço
Bebel
Os kits de lavagem a seco são vendidos em supermercados.
Eles vem com um removedor, lenços e um saco de lavagem a seco.
Leia as instruções de uso no próprio kit, mas se suas peças de roupa delicada estiverem muito sujas mande no tintureiro.
Nunca use qualquer produto em sua roupa sem primeiro testar em um local escondido.
Espero que suas roupas fiquem limpas e novas
Grande abraço
Bebel
Boa noite amei o site porem sou lavadeira de roupas,lavo e passo roupas em casa gostaria de saber se posso usar o varsol em qualquer tecido do terno?se posso passar o produto e depois passar com aquelas maquinas a vapor ou tenho que esperar o terno secar primeiro?agradeço desde ja pela ajuda
15Olá, eu tenho uma capa de chuva impermeável de tecido, mas não sei como lavar, pois a etiqueta fala para lavar a seco, e na minha cidade não tem lavanderia, então busquei e encontrei voces, por favor me ajude, pois se eu lavar com VARSOL acredito que a capa não ficará impermeável, não sei como fazer, desde já agradeço a sua atençao, grande abraço.
Solange
Olá, Flaviana
Limpar os estofados da maneira errada realmente pode diminuir a vida útil deles. Veja a reportagem Como limpar o sofá de acordo com o tipo de tecido e esclareças suas dúvidas.
Beijocas estaladas
Bebel
Lavei um tapete de pele em patchwork (varios tipos de pele) na maquina a frio. quando a lavagem acabou fiquei desesperada.
ficou todo amassado. agora não sei como faço para tirar a rigidez da pele, os varios triangulos de pele tomaram formas estranhas e impossivel de os alizar, e muito rijos.
Voçê sabe me dizer o que faço para recuperar o tapete? agradeço.
Ana Paula
Foi muito bom esclarecer que na Lavagem a Seco são usados líquidose e inclusive um pouco de água. Não seria possivel fazer uma higienização completa e lavagem de sofá, por exemplo sem a utilização de produtos líquidos. Estamos nesse ramo há alguns anos e sempre precisamos "evangelizar" o cliente sobre a necessidade da utilização de água no processo de lavagem a seco, talvez por isso muitos já utilizam a expressão semi-seco para evitar dúvidas.
Essa matéria agregou um grande valor ao Mercado Brasileiro de Lavagem a Seco. Parabéns!
Varsol ou um removedor com algodão em pouca quantidade tenho eliminado manchas e mofo das gravatas e roupas. Antes deixe umas 2 horas no sol.
E depois três dias no ar puro da lavanderia de casa. Economize lavanderia. Varsol é barato mas passe com cuidado.
Adorei, esta matéria, e gostaria de fazer uma pergunta.
Lavei minha jaqueta de couro, e torci na maquina, quando secou ficou toda amassada. Vc sabe me dizer o que faço para voltar ao normal. Ja tentei passar mas não deu certo. Se puder me ajudar, agradeço.
Iracélia MG
Parabéns pelas informações contidas no site. A lavagem a seco informada nos tecidos(nas etiquetas), em geral é uma informação direcionada às lavanderias profissionais que utilizam o percloretileno em seus equipamentos. Este produto é tóxico.
E como vc bem disse "lavagem a seco" não quer dizer distância dos líquidos, mas sim a utilização de produtos químicos "fortes", portanto há a necessidade de cuidados especiais no enxagues destaS ROUPAS, principalmente quando utilizadas por pessoas com algum tipo de sensibilidade alérgica.
Gostaria de saber como tirar manchas de roupas , tenho uma camisa branca que estava manchada de bolor e passei venich não sei se escrevi correto, não saiu e fiz uma mistura de candida com omo e agua e ai que manchou mais ainda, ficou toda amarelada por favor preciso de uma solução de como acabar com o amarelado da camisa. desde já fico agradecida pela resposta.mais breve possivel obrigada.
1Amei as dicas, algumas ja conhecia, mas sempre estamos aprendendo.
Este site eh maravilhoso...
Moro nos States e aqui temos um kit pronto p/lavar a seco, eh muito bom; mas temos que usar a secadora,coisa que no Brasil eh mais dificil ; entao essa dica eh excelente.
Abracos a toda equipe!
Amei a matéria, sempre me perguntava como poderia ser feito e hoje tive a satisfação de saber.
Estou com empregada nova e preciso ensinar tudo para ela.Já li o site quase todo, estou aprendendo coisas incriveis.
Parabéns pelas dicas e muito obrigado.
Cris
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você
Vinícius Sasso - 24/11/2016
Oi! Tenho uma dúvida. Estou tentando achar um método para lavar e manter meu terno de tecido sintético. Se entendi o artigo, essa lavagem com Varsol seria a solução. É isso mesmo? Ou há alguma técnica melhor nesse caso? Sou totalmente novato nisso. Já agradecendo qualquer ajuda.
0