Shutterstock/Anatoliy Samara
Que tal fazer algo diferente nesta Páscoa, reunir as crianças da família ou da vizinhança e organizar algumas brincadeiras? Thais Schulter, coordenadora pedagógica do Colégio Augusto Laranja, comenta que essa é uma forma de associar valores diferentes à data, que já é vista por muitas crianças como mais um dia para ganhar brinquedos novos.
Para os pais que não são religiosos, preparar brincadeiras, contação de histórias, receitas para cozinhar em conjunto e outras atividades do tipo são uma boa saída para vincular valores como a amizade, o compartilhamento e a integração sem precisar remeter ao cunho religioso do dia. "Isso traz um resultado futuro, um cidadão diferente. Essas atitudes ajudam a criança a formar um novo olhar sobre a data, ela sai do senso comum da data comercial, e amplia esse olhar sobre a Páscoa, formando uma memória de sensações", argumenta Thais Schulter.
A seguir, veja algumas sugestões de brincadeiras .
Shutterstock/Shout It Out Design
Esta é uma brincadeira para envolver crianças de 3 a 12 anos de idade. Além de se tornar uma diversão para a família, ela desenvolve o lúdico, raciocínio e motricidade dos pequenos. Você vai precisar de:
Desenvolvimento
Esconda a cesta de cenouras em um lugar bem difícil, faça algumas pistas com enigmas ou pegadas para que as crianças se divirtam procurando. Seguem algumas dicas de pistas para facilitar a atividade:
1ª- Estou debaixo de onde você dorme. (a resposta é cama ou quarto)
2ª- Estou onde a água cai e te deixa bem limpinho (a resposta é banheiro)
3ª- Estou onde todas as informações passam ao mesmo tempo (a resposta é tv ou computador).
Para as crianças que ainda não sabem ler a sugestão é utilizar pegadas de coelho para criar uma trilha de pegadas. É uma atividade que resgata a amizade e a afetividade familiar.
Atividade sugerida por Sergio Oliveira - Coordenador de Lazer do Grande Hotel Campos do Jordão - Hotel-escola Senac.
Shutterstock/Fly_dragonfly
Você vai precisar de:
Desenvolvimento
Cada bambolê ou círculo vai ser uma toca. As crianças começam a brincadeira fora das tocas, quando o é dita a frase "coelhinho sai da toca", todos correm para ocupar um círculo. A criança que ficar fora da toca aguarda a próxima rodada da brincadeira. Toda vez que o comando "coelhinho sai da toca" é dado, os participantes devem trocar de bambolê e quem ficar sem toca também fica fora da brincadeira. A cada rodada um círculo também deve ser retirado.
Dicas
Para ficar ainda mais divertido, Debora Paschoal, assistente de coordenação pedagógica do Colégio Itatiaia, sugere que as crianças podem pintar o rosto de coelho. Se a sua ideia for dar um presente para o vencedor da brincadeira, Débora lembra que é interessante que depois todos recebam o prêmio, para que as crianças não se frustrem por não conseguir concluir a atividade.
Shutterstock/Mumut
Esta é uma brincadeira para ajudar a meninada a melhorar o senso de direção e a inteligência espacial. Você vai precisar de:
Preparação
As crianças podem ajudar a desenhar um coelho no papel. Mas, atenção, o coelho precisa estar de costas ou de perfil, para o rabinho ficar aparecendo. Após o desenho terminado, no lugar do rabinho, cole a fita crepe com a parte colante para o lado de fora. Pendure o desenho na parede
Desenvolvimento
Separe as crianças em grupos e um representante de cada grupo para ter os olhos vendados. Com os olhos vendados a criança deve ser orientada pelos outros participantes a colar o algodão no local do rabinho do coelho. Nesse caso, ganha aquele time que cumprir em menos tempo a tarefa. Brincadeira sugerida por Heloisa Helena Baldo, consultora Pedagógica da Rede Pitágoras.
Você também pode fazer outras brincadeiras como o tradicional amigo-chocolate ou a corrida de ovos, quando cada criança precisa correr por trajeto equilibrando um ovo de galinha em uma colher.
Veja também comidinhas em formato de coelho da Páscoa.
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você