BBel
  • Início
  • Decoração
  • Organização
  • Projetos e Profissionais
  • Guias
  • Cursos online

Acessar minha contaAcessar minha conta

  • Cuidados com as roupas
  • Limpeza
    • Pisos e revestimentos
    • Utensílios e eletrodomésticos
    • Geral
  • Como montar a casa
  • Sua casa
    • Ambientes
    • Rotina
  • Pessoal
  • Artesanato
  • Etiqueta
    • Serviços de mesa
    • Comportamento
  • Festas
  • BBel viu e gostou

BBel

Tudo sobre Decoração e Organização da sua Casa

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
Realize seu login

MinhaConta

Logar com Facebook

MinhaConta

• Cadastre-se • Esqueci minha senha

Conta do Facebook Conta da BBel
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
Organização

Como organizar um chá de casa nova

Priscila Caldeira - Jornalista

Enviar por E-mail Imprimir
Tweetar
Adicionar aos favoritos
Jovens sorrindo

Shutterstock

A chegada à casa nova, seja ela comprada ou alugada, merece comemoração com as pessoas mais próximas. Primeiro, defina o local da festa. Se for um open house, quando se reúnem amigos e familiares, deve ser realizada na casa dos donos. Mas, de acordo com a cerimonialista Olidete Rotava, o chá de casa nova abre a possibilidade de ser realizado no salão de festas do edifício, caso more em apartamento.

"Fazer uma festa open house é trazer os amigos íntimos, os que participam de nossas vidas de forma intensa, os que nós conhecemos e nos conhecem, aqueles com quem convivemos e temos afinidades", ressalta.

É importante que a decisão em fazer uma festa seja tomada depois de os donos terem passado um tempo no novo imóvel, para não correr o risco de atrapalhar os outros moradores. "Só fazer este tipo de festa depois que estiverem há um tempinho na nova moradia, que tudo esteja funcionando e que os anfitriões estejam familiarizados com o ambiente. Se for apartamento, observar os horários de restrição de barulho", explica Olidete.

Neste tipo de comemoração não há restrições de participação. Tanto homens quanto mulheres podem ser convidados, desde que sejam acomodados confortavelmente.

Como toda festa requer um convite, a cerimonialista recomenda que se a casa ou apartamento for grande e comportar várias pessoas, é melhor optar pelo convite impresso. No entanto, se os anfitriões tiverem um estilo de vida moderno podem usar convites eletrônicos ou um convite impresso com marca própria.

Para a lista de presentes, os organizadores da festa podem listar objetos de decoração de todos os tipos, de cachepôs a obras de arte. "Vai depender do estilo da casa e dos donos dela. Pode ser também acessórios para os equipamentos da casa, como porta-CDs e porta-controles", diz.

Na próxima página confira como pode ser organizado o cardápio para o chá de casa nova.

Cardápio

 Pessoas se servindo com salgados

Shutterstock

O cardápio deve seguir o tipo de festa que está sendo organizada. Podem ser minicomidas (finger foods) ou canapés. Se estiver na época do inverno, Olidete recomenda que sejam servidos queijos e vinhos: "É uma boa opção e não dá tanto trabalho porque fica tudo montadinho e a reposição é fácil de ser feita".

Dependendo do número de convidados não é necessária a contratação de garçons, mas fica a critério dos donos da casa, caso prefiram comodidade. Se a ocasião for escolhida para servir almoço ou jantar e a casa tiver um jardim, a cerimonialista sugere que o cardápio seja mais elaborado.

"Se o tempo e a temperatura permitirem, pode ser feito no jardim da casa. Inicie com uma entrada leve e, depois, uma carne ou um peixe com dois acompanhamentos e uma salada", sugere. Para a sobremesa podem ser servidas frutas, se estiver no verão e, para o inverno, compotas com calda quente.

As bebidas irão variar conforme o cardápio. Uma festa pode oferecer desde o espumante até a cerveja. De acordo com Olidete, os drinks de início são indicados para anteceder o almoço ou jantar. Já durante a refeição, é importante que as bebidas harmonizem com os pratos escolhidos. "O que não se pode esquecer nunca são as bebidas sem álcool", recomenda.

Os convidados, se estiverem em pequeno número, podem ficar encarregados de levar os comes e bebes. Essa opção vai depender do grau de intimidade das pessoas convidadas com os donos da casa nova. No caso de os amigos levarem, eles podem combinar dois tipos de torta salgada, dois tipos de torta doce ou ainda salgadinhos.

Existe ainda a possibilidade de um deles mandar fazer os comes e bebes e, depois, todos pagarem. "Pode ser ainda um churrasco ou um prato único feito por um dos convidados. Quanto às bebidas, dependendo do prato, eles poderão levar cervejas de várias marcas para degustar e levar os copos que ficam como presente para os donos da casa", sugere.

Na próxima página veja as opções de brincadeiras e lembrancinhas.

Brincadeiras e lembrancinhas

 Jovens vendo fotos

Shutterstock

Assim como a organização dos comes e bebes, as brincadeiras do chá de casa nova dependem também da intimidade com os donos da casa. Uma opção, segundo Olidete, é levar fotografias de quando eram crianças para que os anfitriões adivinhem quem são e, assim, ganharem o presente que a pessoa levou. Caso a pessoa erre, terá que pagar com um castigo, atribuído pela pessoa que está na fotografia.

Outra brincadeira que pode ser organizada é colocar bilhetinhos em um recipiente na entrada da casa com descrições não físicas da própria pessoa. "Por exemplo: sou feliz, adoro macarrão, quando criança usei gesso no pé, que quebrei caindo do patinete", explica Olidete. Depois, os donos da casa devem dizer o nome da pessoa que está sendo citada naquela descrição. Nesta brincadeira, todos irão ler o bilhete de outro participante preferencialmente.

Antes das brincadeiras, a cerimonialista sugere que os donos da casa abram um espaço para explicar o propósito do chá de casa nova: "Os anfitriões podem falar aos convidados como foi a busca, a compra ou a construção do imóvel".

As lembrancinhas da festa também são itens para atenção dos donos da casa. Podem ser desde uma caixinha com cupcakes até uma chave, que irá simbolizar que o convidado será sempre bem-vindo. "Estas chaves podem ser coloridas, antigas, em forma de chaveiro e grandes para pendurar outras chaves. O importante é que sejam entregues com um cartão de agradecimento", frisa.

Veja mais sobre lembranças para festas.

Comentários

26

Comentar com:
  • Facebook
Usuário sem foto
sabdra alves

sabdra alves - 29/01/2015

vou fazer meu chá de casa nova, mas estou sem ideias de como fazer

5
Denunciar
Confirmar Cancelar
BBel

BBel - 08/02/2015

Olá Sandra! Que delícia, vai mudar de casa! Parabéns.

Um chá de casa nova tem que ser organizado da mesma maneira que qualquer outra reunião em casa. Primeiro estipule o número de convidados, depois a disponibilidade de gasto, o horário, vamos convidar casais ou só as mulheres? Depois destas perguntas respondidas veja o que cabe no seu bolso. Uma opção boa e que não é cara são os pães de metro com vários recheios. você pode arrumar uma bela mesa.

Não esqueça de fazer uma lista, em uma ou duas casas de presentes, do que você mais precisa para a casa nova, e avise os convidados para que eles possam lhe dar algo útil. Tenha certeza que eles vão ficar felizes em poder lhe dar algo que você necessite.

Beijocas estaladas e felicidades nesta nova fase de vida
Bebel

1
helena teixeira

helena teixeira - 28/03/2013

quero fazer um cha de casa nova e quero servir um almoço tem algum problema nisso o que pode ser o cardapio

13
Denunciar
Confirmar Cancelar
joelma soares

joelma soares - 20/01/2013

Ola,gostaria de saber como faço um cha de cozinha sem muito gasto,vou me mudar e nao tenho condiçoes de comprar td que a casa nova precisa,como fazer?

3
Denunciar
Confirmar Cancelar
romancina rezende andrade

romancina rezende andrade - 13/11/2012

ESTOU EM FAZE DE ORGANIZAÇAÕ, MAS QUANDO ACONTECER PROMETO CONTAR TUDO COMO OCORREU.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
tallytha cristina ramos cabral

tallytha cristina ramos cabral - 12/11/2012

estou mi madando agorar mais não sei o que fazer na minha nova casa então quero fazer um cha di casa nova mais uqe não tenho muita dispeza como faco ?:

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
ariane paz santos

ariane paz santos - 13/09/2012

eu vou me mudar agora em dezembro e minha amiga me sugeriu fazer um chá de casa nova , mas n é meu estilo o que devo fazer.

3
Denunciar
Confirmar Cancelar
Sheila da Silva Moura

Sheila da Silva Moura - 01/09/2012

estou mudando para uma casa nova e algumas pessoas enclussiveis minhas filhgas sugeriram um cha de casa nova so que sou casada a 20 anos e acho um pouco chato queria uma opiuniao

11
Denunciar
Confirmar Cancelar
sandrabrito

sandrabrito - 20/07/2012

tenho um relacionamemto ha dois ano e meio acora em setembro vou me casar

2
Denunciar
Confirmar Cancelar
BÁRBARA COSTA

BÁRBARA COSTA - 07/06/2012

AJUDÊ-ME A PREPARAR UM CHÁ DE CASA NOVA,O QUE COMPRAR PRIMEIRO O AP E PEQUENO E 1ªLOCAÇÃO,NÃO QUERO GANHAR OS UTENSÍLIOS PREFIRO ESCOLHER DO MEU GEITINHO.MT OBRIGADA!

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Lara de Bittencourt

Lara de Bittencourt - 30/05/2012

Olá! Gostaria de uma dica, minha mãe e meu api estão se separando, mas vou morar com meu pai, e como minha mãe vai levar as coisas que são delas, estou pensando em fazer um chá de cozinha. Espero retorno. Bjus

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
monique helen

monique helen - 28/05/2012

vou receber minha casa daqui pro fim do mês de junho, e gostaria de fazer um chá de casa nova, mas não sei nem por onde começar gostaria que você me ajudasse a com dicas sobre tudo que deve ter na festa pra que corra tudo certo

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Viviane Marques

Viviane Marques - 21/05/2012

Oi sou casada a 3 anos compramos nossa casa ela vai ser entregue agora em julho e gostaria de fazer um cha de casa nova gostaria de algumas sugestões.

6
Denunciar
Confirmar Cancelar
Ellen Mara

Ellen Mara - 17/05/2012

Ola, sou casada a 10 anos e sempre morei com meus pais, gracas a deus consegui comprar a minha sonhada casa, nao tenho todos os moveis e nem eletrodomesticos, a minha casa vai ser entregue no mes que vem, seria legal se eu fizesse um churrasco so pra familia e os amigos mais intimos, na casa com ela vazia??? e a lista de presente poderia ser igual a de casamento pois, nao tivemos festa de casamento e nem cha de panela??.

1
Denunciar
Confirmar Cancelar
cristina

cristina - 02/05/2012

sou casada ha 8 anos,mas quando casei nao fiz cha de panela nem de nada,agora vamos mudar p uma casa nova,gostaria de saber s faço um cha de casa nova so p minhas amiga?

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
DANIELLE

DANIELLE - 09/01/2012

EU VOU ME CASAR EM JULHO (MELHOR VOU ME JUNTAR) GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO FAZER CHÁ DE PANELA E EU QUERIA FAZER EM MARÇO NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO PRA FAZER UMA COMEMORAÇÃO SÓ

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Mavy

Mavy - 08/01/2012

Olá, estou casada á quase 3 anos! Ganhei muitos presentes quando casei, mas utensílios para cozinha, banheiro, e enxoval não ganhamos, embora tenha deixado apenas lista de casamento em lojas! (Não fiz chá de cozinha!!) Moramos na casa da minha que já tem tudo, mas este ano provavelmente vamos nos mudar para nossa casa, e ainda falta muita coisa das que descrevi antes não ter ganho.
1 - Nosso orçamento está bem curto, é mais vantagem fazer um chá de casa nova ou comprar as coisas que falta?
2 - Se fizermos, deve ser em nossa casa ou pode ser em outro local mais central?
3 - Pode ser feito em família, homens, mulheres, filhos etc?
4 - O que podemos servir? Almoço, churrasco, aperitivos, doces e salgados e tortas/bolos?
5 - Nossa casa, a que vamos nos mudar, é bem pequena, se fizermos lá, deve ser após a mudança ou antes?
Agradeço muitíssimo se alguém puder me ajudar!
Meu e-mail: vy_rosa@yahoo.com.br

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Priscila P.

Priscila P. - 06/01/2012

Olá,
vou casar e a minha casa ainda não está pronto, e quero fazer um chá de casa nova. Gostaria de saber se tem algum problema de fazer o chá antes da minha casa ficar pronta, pois vou me casa antes da casa ficar pronta.
Agradeço a atenção.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Orleane Ribeiro

Orleane Ribeiro - 16/11/2011

ola gostraia de algumas dicas, pois meus pais faleceram, então meus irmãos
resolveram vender a casa, ai tenho que comprar uma e fazer um chá de casa nova.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Tailane

Tailane - 15/11/2011

Ola estou me mudando da casa da minha sogra e tenho um filho.Qual seria a sua dica para um cha en familia?

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
ALESSANDRA BRAGA

ALESSANDRA BRAGA - 05/10/2011

VOU MUDAR DA CASA DA MINHA SOGRA E GOSTARIA DE DICAS PARA FAZER UM CHA PARA MINHAS COLEGAS E FAMILIA

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
dany

dany - 29/09/2011

compramos uma casa linda e vamos fazer um chá de casa nova adorei esse site

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
elci bastos

elci bastos - 08/09/2011

Moro em Salvador Bahia , FIZ UM CHÁ DE CASA NOVA , FOI UM SUCESSO, REUNIR TODOS OS MEUS AMIGOS E FAMILIARES QUE ADORARAM O MEU AP. FIQUEI MUITO FELIZ, FIZ UMA DECORAÇÃO ESTILO UMA CASA DE CHÁ, COM TOALHAS XADREZ LARANJA E ARRANJOS DE FLORES NATURAIS NAS MESAS, O CARDAPIO FORAM VARIAS TORTAS DOCE E SALGADAS, DOCES E SALDAGOS E PAÕZINHOS , PARA BEBER CHOCOLATE QUENTE E SUCO E REFRIGERANTES E UMA CAFE COM LEITE DELICIOSO, FOI REALIDO NO MES DE SETEMBRO .

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Ivete

Ivete - 01/09/2011

Acabei de me mudar de cidade, e gostei da matéria, pois já havia pensado em organizar uma reunião em minha nova casa. Assim posso adequar as dicas a meu grupo de pessoas.
Condiz sim com a realidade das pessoas que querem ser felizes e manter as amizades, é só adequar a realidade.
Ninguém é tão rico que tenha tudo, e nem tão pobre que não tenha nada para dar. É só usar a criatividade.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
medeiros

medeiros - 01/09/2011

Não gostei, é pura ........

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Layla

Layla - 01/09/2011

Altamente burguesa essa matéria.
Não condiz com a realidade da maioria.
Achei muito ruim! Muito!

1
Denunciar
Confirmar Cancelar
Josie

Josie - 01/09/2011

Ola so gostaria de dizer q adorei tds as dicas!
Moro fora do Brasil e onde estou e bem normal fazer este tipo de festa e, realmente muito emocionante,achei muito lindo.Espero poder ter a chance de voltar e fazer tbm para as pessoas q tanto amo...Esse tipo de organizacao com certeza nos coloca muito mais proximo de quem gostamos pois assim as pessoas se sentem mais amadas.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar

Outros Artigos

30/12/2015 - Equipe BBel

Como limpar geladeira

Utensílios e eletrodomésticos | Organização

15/12/2015 - Bebel Marrey Ferreira

Como preparar a casa para receber convidados e hóspedes durante as festas

BBel viu e gostou | Organização

Artigos

Mais Votados

Listas de utensílios para montar a sua casa

Como montar a casa | Organização

Sapateiras para organizar de tudo

BBel viu e gostou | Organização

Enquete

Em qual ambiente da casa não pode faltar cor?

 46.96%
 5.40%
 12.10%
 18.05%
 17.50%
Parcial Votar

Veja Mais

Como organizar uma festa de Dia das Bruxas

Destaque

Ideias de decoração para uma festa de Halloween

23/10 - 00:00

+

Decoração criativa com balões para festas infantis

01/10 - 00:00

+
Voltar para o topo

Facebook

Portal BBel

Instagram

  • Carregando...

Twitter

Tweets de @portalbbel

Decoração

  • • Artesanato
  • • Estilos
  • • Iluminação
  • • Imóveis e reformas
  • • Mostras
  • • Móveis
  • • Paisagismo
  • • Revestimento

Organização

  • • Como montar a casa
  • • Sua Casa - ambientes
  • • Limpeza - Pisos e revestimentos
  • • Limpeza - Geral
  • • Cuidados com as roupas
  • • Pessoal
  • • Festas

Projetos

  • • Projetos completos
  • • Área de lazer
  • • Banheiro e lavabo
  • • Copa, Cozinha e Lavanderia
  • • Escritórios e home office
  • • Quarto adulto
  • • Sala
  • • Varanda

Cursos, Livros e Eventos

  • • Organize-se
  • • Serviços de casa
  • • Organize suas coisas
  • • Organize suas finanças
  • • Organize sua casa

Minha Conta

  • • Cadastre-se
  • • Esqueci minha senha
Bbel Um Estilo de Vida
  • • Quem somos
  • • Conheça a Bebel
  • • Fale com a Bebel
  • • Politica de privacidade
  • • Anuncie
Bbel Um estilo de vida Datahome

© 2021, O.D.L Consultoria e Comunicação Ltda. Todos os direitos reservados.

Envie para um amigo

Gostou? Então envie para seus amigos

Sucesso! Sua indiação foi enviada com sucesso!

Esqueci minha senha

Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você

Sucesso! Um e-mail de confirmação foi enviado para você!