Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

A importância de tirar o pó de casa

Shutterstock /Gunnar Pippel

Devemos nos preocupar com a remoção do pó dentro de casa, não só pelo aspecto agradável de uma casa limpa, mas porque o pó é muito prejudicial à saúde.

Composição do pó caseiro

Shutterstock / Kamil Macniak

O pó doméstico que se acumula por todos os cantos da casa vem 60% do ambiente externo, concluiram os cientistas da Universidade do Arizona depois de muita pesquisa e vários cálculos.

O pó é composto por uma enorme variedade de materiais, sendo que, os mais danosos para a saúde vêm através do vento que invade as casas, com ar externo poluído ou partículas que entram presas nas solas dos sapatos.

Inacreditavelmente,  quase a metade do pó caseiro é composto de pele morta dos seres humanos, fibras de tapetes e carpetes, e de todos os tecidos que foram usados na decoração da casa.

A poeira se divide numa miscelânea de curiosos itens, como:

  • Terra (que chega às casa por meio das solas de calçados).
  • Pólen, fungos e até chumbo e arsênico, substâncias nocivas trazidas pelo vento.

Os que aparecem já dentro de casa:

  • Partículas de cabelos e pelos.
  • Ácaros e seus excrementos (aquele bichinhos microscópicos, velhos conhecidos de quem sofre de alergia).

Os ácaros vivem no pó caseiro

Shutterstock / ancroft

Os ácaros são responsáveis por muitas alergias, como espirros, impressão de peito cheio, rinite e asma, tanto em crianças como em adultos. Só podemos vê-los no microscópio, pois são animais muito pequenos. O que causa a alergia, são suas fezes.

O clima brasileiro é ideal para a proliferação de ácaros, pois eles gostam de temperaturas acima de 20°, e umidade relativa do ar entre 60 e 70%.

Os ácaros que vivem no pó de nossas casas não ficam na superfície dos estofados, almofadas, colchões, travesseiros, mas sim no seu interior, entre suas fibras. Eles e seus detritos aumentam o peso dos travesseiros e colchões depois de alguns anos de uso, pois o calor e a umidade do corpo e a descamação da pele são ambientes favoráveis à sua proliferação.

Compartilhe isso:
Autor:

Deixe um comentário