Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como desentupir ralos

Shutterstock / Andrey_Popov

Parece que os ralos insistem em entupir nas horas mais impróprias, por exemplo quando estamos com pressa ou vamos receber visitas para o almoço. Para prevenir esse fator indesejado, veja abaixo algumas dicas da Bbel.

Causa

Os ralos de todos os ambientes entopem por diversos fatores, entre eles, o acúmulo de gordura e partículas de alimento, pequenos pedaços de plástico que acabam atravessando os vãos, excesso de cabelos ou até se não retirarmos o lixo após varrer a casa. Com o tempo, essas sujeiras se transformam em blocos que impedem a passagem da água.

Prevenção

Shutterstock/Alex Staroseltsev

– Retire os restos de alimentos dos utensílios e pratos antes de colocá-los dentro da pia.

– Quanto ao óleo de cozinha, em estado líquido, já existem postos de coletas espalhados em supermercados e parques. Após o uso, espere esfriar e guarde em garrafas pet ou vidros para descarte.

– Posicione o ralo de pia sempre corretamente, limpe os filtros quando começarem a obstruir a passagem da água e nunca lave a louça sem a proteção de um ralo.

– Sempre recolha os cabelos dos ralos do box com a ajuda de um papel toalha ou higiênico, se você tem muita queda retire após cada banho.

– Se morar em casa, nunca varra o lixo para o quintal.

– Jogue água quente diretamente no ralo uma vez por semana, ou uma vez ao mês, dependendo da frequência com que você perceba entupimentos em sua rede de esgoto. Com esses cuidados você evita o transtorno dos entupimentos.

Receita caseira para limpeza

Shutterstock / O.Bellini

Uma alternativa bacana, simples e que pode ser feita em casa:

  • Coloque 100 ml de bicarbonato de sódio diretamente dentro no ralo.
  • Despeje mais 100 ml de vinagre.
  • Deixe agir por cerca de 20 minutos e então despeje água fervente.

Ou faça uma solução com partes iguais de sal, vinagre, bicarbonato de sódio e água fervente, despeje no ralo. Aguarde uma hora e repita a operação.

Como desentupir ralos

Shutterstock / África Studio

– O mercado oferece produtos específicos para essa tarefa, que tem substâncias que reagem com o calor e dissolvem as partículas de gordura que, sólidas, formam os blocos de sujeira responsáveis pelo entupimento.

– Existem produtos oxidantes que são compostos por alvejantes, peróxidos e nitratos, que também liberam calor e gases que fazem com que os blocos se oxidem, facilitando assim a passagem pelos canos.

– É recomendável que os produtos ácidos sejam usados, com precaução, porque o uso incorreto pode provocar queimaduras, além de liberar gases tóxicos.

Em alguns casos o uso de produtos químicos pode não resolver. E se depois de usar o desentupidor a situação também não melhorar, o ideal é contratar profissionais especializados que realizarão a limpeza de maneira adequada.

Importante: os produtos químicos devem ser mantidos fora do alcance das crianças e, ao manuseá-los, utilize luvas de borracha. Procure abrir as janelas para evitar a concentração de gases tóxicos.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Deixe um comentário