Shutterstock / Syda Productions
Já reparou que após algum tempo alguns espelhos apresentam manchas escuras? Essas indesejadas manchas aparecem devido ao contato da prata presente no espelho com o oxigênio do ar. Alguns cuidados na manutenção podem ajudar a prevenir, mas após o aparecimento, não existe remoção, já que elas ocorrem na parte interna do espelho.
Espelhos com selo da ABNT não apresentam essas manchas, pois têm uma boa camada de película protetora.
É importante evitar o uso de produtos de limpeza muito ácidos ou muito alcalinos, e nem materiais abrasivos como escovas ou esponjas, pois eles podem corroer a camada que protege o espelho do contato direto com oxigênio.
O melhor produto para a limpeza dos espelhos é sempre um limpa vidros de boa qualidade, mas evite espirrar o produto direto, passe em um pano e em seguida passe o pano no espelho.
Na hora da instalação, certifique-se de ter uma distância de no mínimo 3mm entre a parede e o espelho, para que possa circular ar.
Shutterstock / Dutourdumonde Photography
Certifique-se de que entre a moldura e o espelho não existam vãos, pois eles facilitam a entrada e acúmulo de água.
É possível evitar as manchas com uma proteção de borda, na instalação em qualquer tipo de moldura, ela evita que a umidade penetre na camada de prata. A ajuda de um profissional é indicada para um serviço de qualidade.
Lembre-se de deixar ventilar o ambiente onde o espelho está. O excesso de umidade pode ser prejudicial à conservação. Em locais úmidos, como banheiro, deixe as janelas abertas para ventilação.
Nunca jogue água diretamente nos espelhos para limpeza, ela pode entrar nos vãos da moldura e não secar direito.
Após tomar esses cuidados, veja dicas de profissionais para limpar vidros.
*Fontes: Juliana Wille, professora da FACOP e especialista em limpeza e José Pereira, vidraceiro.
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você