Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como evitar que a bijuteria escureça

É normal que após algum tempo de uso as bijuterias escureçam, isso ocorre porque elas não têm a camada de proteção na superfície, como os banhados ou semijoias, então oxidam com facilidade em contato com o suor, creme, hidratantes, perfumes e até mesmo água. Veja o que fazer para evitar o escurecimento e quando ela já estiver escura.

Como evitar que a bijuteria escureça

Shutterstock / p_ponomareva
  • Não guarde bijuterias misturadas, uma em cima da outra, o atrito também prejudica as peças. Separe-as com tecidos ou saquinhos;
  • Guarde as bijus em local seco e arejado e coloque giz escolar no local, pois ajuda a remover a umidade e previne mofo. Passe um pano de vez em quando, a poeira também escurece a biju;
  • Quando passar perfumes ou cremes espere secar totalmente para depois colocar as bijuterias em contato com a pele;
  • Não tome banho, entre no mar ou piscina com as bijuterias para evitar o escurecimento das peças;
  • Se valer muito a pena, leve a peça em lojas que vendem bijus e verifique a possibilidade de banhá-las em prata ou ouro, isso aumentará muito a qualidade e vida útil do produto.

Como limpar bijuterias escurecidas

Shutterstock / Photographee.eu
  1. Aplique creme dental branco sobre a biju, e esfregue com os dedos, depois, esfregue mais um pouco com um algodão, papel higiênico ou uma escova macia. Em seguida mergulhe a biju em um potinho com detergente e água fervente, mexa a peça e retire o resíduo em água corrente;
  2. Se perceber que a biju escureceu recentemente, mergulhe a peça em uma solução de água fervente com sabão de coco e sabão em pó e deixe por 5 minutos, em seguida esfregue com uma escovinha macia. Pronto!
  3. Para prevenir o escurecimento, você pode passar uma ou duas camadas de base de unha na bijuteria. Só tome cuidado com o excesso, para não ficar melada ou até com uma camada mais grossa aparente e feia.

Dica Esperta da Bbel

Caso a bijuteria esteja escura há muito tempo não tem jeito. O quanto antes tentar reverter o caso, maior a chance de dar certo.

Fontes: Marcos Pertile, diretor da rede de semijoias Mapa da Mina; Marcos Takuma, diretor da Belize semijoias.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário