Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como limpar quadros e molduras

Beto Goes

O quadro é um importante elemento de decoração, mas muitas vezes é esquecido na hora da faxina. Poeira, temperatura e uso de produtos de limpeza inadequados podem deixar a peça com um visual envelhecido e desgastado.

Para mantê-los sempre bonitos é necessário tomar alguns cuidados com a limpeza da tela e das molduras. Veja a seguir algumas dicas para manter a sua obra de arte limpa sem provocar estragos.

Limpeza semanal

Beto Goes
  • Retire o pó dos quadros, tanto na frente como atrás, uma vez por semana. Isso ajuda a evitar traças e fungos;
  • Utilize um espanador para limpar os quadros com pintura a óleo que não levam vidro na estrutura da moldura. Reserve o espanador exclusivamente para esta limpeza;
Arquivo Pessoal
  • Os quadros que possuem vidro na sua estrutura podem ser limpos com um pano umedecido com água (bem torcido) e três gotas de álcool. Utilize esse pano apenas para limpar o vidro. Para finalizar, passe uma flanela seca para remover possíveis manchas;
  • Não utilize aspirador de pó para limpar os quadros em nenhum dos lados. A sucção do aparelho pode estragar a tela.

Dica esperta da Bbel

  1. A água é inimiga das telas, por isso, nunca utilize panos molhados ou úmidos sobre a pintura a óleo. Isso danificaria a tela para sempre;
  2. Para fazer uma limpeza profunda na tela procure um profissional especializado. Receitas caseiras e produtos domésticos podem estragar a obra de arte provocando danos irreversíveis;
  3. Durante a limpeza coloque uma tira de papelão embaixo do quadro para não sujar a parede.

Como evitar mofo em quadros e molduras

Beto Goes

A umidade excessiva é a principal causa de mofo e fungos nos quadros e para evitá-la mantenha bem ventilado o local onde a pintura se encontra. Porém, evite que o sol bata diretamente sobre os quadros, pois o excesso de luz e calor pode danificar a tela e a moldura.

Coloque também um pequeno quadrado de feltro adesivo nos cantos inferiores atrás da obra, assim ela ficará longe da parede e de alguma possível umidade.

Limpeza de molduras

Pola36

Molduras douradas e folheadas a ouro

Limpe as molduras douradas ou folheadas a ouro com um pano de algodão seco sem aplicar nenhum tipo de produto químico. As faxinas mais profundas ou possíveis restaurações devem ser feitas por um profissional ou empresa especializada. Todo cuidado é pouco, neste tipo de limpeza para que algum fragmento não se desprenda, principalmente nas molduras antigas!

Molduras de madeira

Após remover a poeira com um pano seco, você pode fazer uma higienização mais profunda da peça aplicando lustra-móveis. Para fazer isso, coloque um pouco do produto em um pano e vá passando na moldura delicadamente. Por fim, dê polimento com um pano seco.

Molduras brancas

Não limpe as molduras brancas com qualquer tipo de produto de limpeza. Se ela for brilhante pode usar um pano branco úmido bem torcido agora se for fosco remova alguma marca com borracha branca escolar, bem limpa.

Molduras pretas ou coloridas

As molduras pretas ou coloridas devem ser limpas exclusivamente com um pano úmido (bem torcido). Antes de fazer este processo, tire a poeira da peça com um pano seco.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário