Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como manter a casa limpa no outono

Shutterstock / Lakov Filimonov

As doenças alérgicas são desencadeadas principalmente pelos ácaros da poeira e do mofo, e no outono, a proliferação do mofo pode aumentar devido às variações bruscas de temperatura e o aumento da umidade. Para evitar este tipo de problema, especialistas alertam que uma boa organização e limpeza da casa podem ajudar e muito na prevenção destas doenças.

Dicas para deixar a sua casa limpa, desinfetada e organizada durante a estação.

Dicas de limpeza da casa no outono

  • É importante manter a casa arejada para evitar que os ambientes fiquem úmidos e sujeitos ao mofo. Limpar regularmente pisos e estofados, higienizar as áreas de maior circulação com frequência e fazer a remoção do pó (aspirar) são atitudes imprescindíveis nesta época do ano.
  • Dê uma geral nos armários. Retire as peças de meia-estação do fundo das gavetas ou prateleiras e verifique se as peças estão prontas para uso, se é necessário lavar ou apenas ventilar.
  • As roupas usadas no verão, como regatas, camisetas, tops, shorts e vestidos podem ser guardadas nas gavetas ou prateleiras mais altas, sempre limpas, até a chegada da estação mais quente.
  • Separe os sapatos. Rasteiras, sandálias, chinelos vão para as partes mais altas do móvel e os sapatos fechados vêm para as áreas mais baixas e intermediárias.
  • Aproveite os dias ensolarados e secos do início do outono para higienizar e limpar cortinas e tapetes.
  • É hora de colocar na cama um cobertor, uma manta ou edredom. Revise as peças para que estejam em condição de uso quando os dias e noites frias chegarem. O ideal é fazer a lavagem para remover a poeira e os ácaros que se acumulam no tecido (mesmo que tenham sido lavadas no final do inverno passado).
  • Lave as roupas de cama que foram usadas no verão e mantenha guardadas nas prateleiras protegidas com sacos de tecido. Evite os sacos plásticos.
  • Nos meses de maio e junho (no meio do outono), é a hora certa para fazer a revisão da roupa de cama, separe o que não estiver em boas condições de uso e providencie a substituição ou compra adicional de alguma peça.

Dicas de limpeza para pessoas alérgicas

Diana Valujeva

O médico especialista em alergia e imunologia, Luiz Weber Bandeira dá algumas dicas para facilitar a vida do alérgico no outono.

  • Na casa de pessoas alérgicas, a limpeza deve ser feita com a vassoura envolvida com pano úmido, usando somente água, durante todo o ano, não somente no outono. Desta forma, você não vai levantar os alérgenos depositados, evitando que a pessoa inale e inicie o seu quadro alérgico.
  • Pelúcias, tapetes e cortinas devem ser evitados e os livros guardados em local aonde a pessoa não vá com frequência.
  • É necessário evitar o contato com a poeira domiciliar, evitar locais mofados em casa como paredes e armários e, também, evitar a exposição a odores fortes.
  • Os estofados, o colchão e o estrado devem ser limpos com aspirador de pó.
  • Caso seja necessário limpar locais de acúmulo de poeira ou mofo, é imprescindível a utilização de máscaras de pano umedecida.

Fontes: Bebel Marrey e Ana Afonso organizadoras; Alergista e imunologia Luiz Weber Bandeira.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário