Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como remover cola de adesivos

Já colou adesivo em algum lugar e quando foi tirar ficou aquela cola chata de sair grudada na superfície? Confira abaixo como remover corretamente a cola em diversas superfícies.

Como remover cola no vidro

Shutterstock / cunaplus

Para potes e objetos de vidro, o mais indicado é colocá-los em água morna com cuidado e deixar de molho por cerca de 20 minutos. Com a ajuda de uma espátula de cozinha ou mesmo uma faca de mesa para vá devagar retirando o adesivo.

Caso sobre resíduo de cola use um pano limpo com um pouco de óleo de cozinha. O álcool também ajuda, mas às vezes, o processo é mais demorado.

No caso de superfícies maiores, como janelas e espelhos, retire o máximo que conseguir com as mãos e o restante com algodão embebecido em suco puro de limão. Depois, limpe a superfície com um pano úmido e não se esqueça de lavar bem as mãos por causa do limão.

Outra dica para espelhos é usar maionese. Primeiro, retire com os dedos o máximo do adesivo, depois aplique maionese com um pano limpo e esfregue até sair. Use uma espátula caso não saia tudo. Limpe a superfície como de costume. Essa dica é bacana porque a maionese é oleosa.

Como remover cola de adesivo de eletrodomésticos

Shutterstock / Rob Marmion

O ideal para não agredir este tipo de superfície é usar óleo de cozinha aplicado num pano limpo. Faça movimentos circulares para evitar que a cola se espalhe. Depois retire o excesso de óleo, levemente, com um pano seco, em seguida finalize a limpeza com produtos que já acostumado a usar. Este procedimento pode ser usado, inclusive, em eletrodomésticos de inox.

Remova cola da parede com tinta

Shutterstock / Janis Smit

Caso o adesivo seja de vinil, use secador de cabelo para amolecer a cola. Segure o aparelho com uma mão e com a outra vá retirando, suavemente, o adesivo que sairá na medida em que o calor estiver em contato com a superfície.

Depois, limpe a parede, de preferência, com um pano ou esponja úmida (lado macio). Em seguida, seque a superfície com um pano limpo e seco para não manchar. A cola do papel de parede exigirá um pouco mais de esforço, mas pode ser removida da mesma maneira.

Como remover cola na madeira

Shutterstock / sima

Umedeça levemente o adesivo e use o calor do secador de cabelo para levantar bolhas de ar. Em seguida, molhe uma esponja macia em água quente e coloque uma gota de detergente neutro e passe na madeira. Se precisar, depois disso finalize com lustra móveis e uma flanela.

Como tirar cola do plástico

Shutterstock / Evgenia Bolyukh

O mais comum é deixar o objeto de molho em água morna. Para facilitar, misture um pouco de sabão neutro para ajudar. O processo é rápido, mas você pode fazer o teste com uma espátula ou faca de mesa para saber se o adesivo se desgruda com facilidade.

Depois, se ficar algum resíduo, use óleo de cozinha com algodão ou pano limpo e seco com movimentos suaves para não marcar a superfície frágil. Lave como de costume.

Dica esperta da Bbel

Não utilize produtos como removedor, querosene e thinner, vinagre, hidratante de corpo e acetona, pois podem agredir ou manchar a superfície.

Fontes: Luciane Mota, designer de interiores colaboradora do Viva Decora; Ana Afonso e Adriana Saade, personal organizers.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário