Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como remover manchas de tapetes

Syda Productions

Manchas são sempre desagradáveis e trazem um clima de desespero para quem fez o estrago e principalmente para o dono da peça. Quando ocorrem em tapetes então, a reação é sempre a mesma “perdi o tapete”. Para facilitar a sua vida na hora de resolver esse problema, a equipe Bbel foi procurar profissionais de limpeza e organização para resolver este tipo de questão.

A dica primordial das especialistas está relacionada à remoção imediata da mancha. Assim que o acidente acontecer, procure remover a mancha da melhor forma possível, mancha seca e grudada é muito mais difícil de retirar. Veja a seguir alguns truques para limpar diversos tipos de manchas, confira:

Mancha de café no tapete

Mertcan / Lisa S.

Para retirar manchas de café, assim que o desastre acontecer pegue uma boa quantidade de papel toalha e pise até absorver totalmente o liquido. Repita quantas vezes for necessário. Quando ficar só a mancha passe um pano limpo com detergente neutro no local. Em seguida, enxugue com tecido absorvente o líquido e, após a absorção, passe gelo, até que toda a mancha seja removida.

Mancha de ketchup no tapete

Ralf Beier

Manchas de ketchup são terríveis, por isso raspe imediatamente com alguma espátula o ketchup caído no tapete. Em seguida, use detergente neutro com uma esponja para remover qualquer resquício do condimento. Enxague com um pano limpo e úmido. E por fim, enxugue a região da mancha com o auxílio de um pano absorvente.

Mancha de chocolate no tapete

Serg_dibrova

Para remover as manchas de chocolate no tapete, dilua 1 colher de detergente em 2 litros de água morna e aplique com uma esponja limpa sobre a mancha. O detergente com a ajuda da água morna irá dissolver as partículas de gordura do chocolate, retirando a mancha com mais facilidade e sem estragar a peça.

Xixi de cachorro no tapete

Serg_dibrova

Para não danificar o seu tapete, a dica primordial é removê-la o mais rápido possível. Para fazer isso, você vai precisar secar a urina com a ajuda de um papel toalha, utilizando quantas folhas forem necessárias até o papel sair seco. Em seguida, derrame um pouco de água com gás na mancha, para borbulhar e trazer a urina para a superfície. Retire o líquido, com a ajuda de papel toalha.

Após esta etapa de higienização, faça um processo de limpeza simples borrifando água e detergente neutro na região da mancha, esfregando de fora para o centro (para evitar que a mancha se espalhe) com a ajuda de uma esponja limpa e seca. Por fim, seque a região da mancha utilizando um pano limpo e seco.

Vômito de cachorro no tapete

Assim como o xixi, a mancha de vômito de cachorro dever ser removida imediatamente, assim que o acidente acontecer. Nesse caso, a primeira coisa que você precisa fazer é remover o vômito com a ajuda de uma colher na mesma direção da fibra (costura) do tapete sem fazer círculos. Em seguida, seque a região da mancha com a ajuda de um papel toalha. Deixe o tapete terminar de secar naturalmente.

Após este processo é necessário fazer uma nova etapa de limpeza. Faça uma mistura de 2 litros de água fria com uma colher de detergente. Espalhe a solução com a ajuda de uma esponja limpa, sem encharcar a peça. Por fim, seque a mancha com a ajuda de um papel toalha.

Este último processo de limpeza pode ser repetido até três vezes e mesmo assim o odor e a mancha podem persistir. Neste caso, as profissionais aconselham a lavagem profissional que pode ser feita em diversas empresas do ramo.

Fontes: Profissionais de limpeza, Ingrid Lisboa e Juliana Rocha.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário