Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Dicas para conservar joias

Toda joia tem sua magia. Um adereço repleto de significado, ligado a questões de sedução e distinção. Na época da antiguidade, acreditava-se que as joias de ouro possuíam a força do sol. Uma joia seduz e encanta por sua beleza e pode ser eterna.

Apesar de sua durabilidade e resistência, a joia suja, risca, amassa e suas pedras podem se quebrar. Para ter sua joia sempre impecável veja algumas dicas de conservação.

O primeiro passo para ter uma joia de qualidade é comprá-la em um joalheiro de confiança ou em uma joalheria conceituada. Observe se a joia está em perfeito estado, sem riscos, ondulações ou excesso de porosidade.

Como usar joias

A conservação das joias começa com o seu uso correto. Colocá-las no momento adequado também é um cuidado. Para as mulheres, em ocasiões especiais, é indicado fazer a maquiagem e passar perfume e spray nos cabelos antes de colocar as joias, pois produtos químicos podem danificá-las, especialmente as pérolas. Quando for ao cabeleireiro, por exemplo, tire seus brincos para que eles não tenham contato com os produtos usados em banhos e tinturas. Até a escova pode danificá-los e riscá-los.

No caso da prata, é indicado tocá-la o mínimo possível. A pele possui um óleo natural que tira o brilho das joias deixando-as com uma aparência opaca e prejudicando a sua conservação.

As joias usadas em momentos apropriados têm menos chance de estragar. Se usar pulseiras e relógios, coloque-os no braço que movimenta menos. Ao fazer trabalhos manuais como cuidar do jardim, lavar louça ou roupa, praticar esportes, tomar banho e entrar na piscina ou mar, tire as joias, inclusive a pérola e as gemas, que não podem ter contato com areia, bronzeadores e loções.

Solventes químicos, calor e umidade também são prejudiciais às joias. Cuidado ao usar anéis, pois as pedras preciosas e diamantes podem lascar ou quebrar se baterem contra uma superfície dura.

Como limpar suas joias

Com uma escova de dentes macia, água e sabão neutro pode-se fazer a limpeza, delicadamente. Depois de enxaguar com água limpa, deixe secar em cima de um papel absorvente. Por fim, dê brilho com uma flanela nova.

O joalheiro Ivan Kersnovsky, da Ponte Vecchio Joias, explica que essa limpeza básica só vai dar uma “mascarada” no aspecto da joia. Para uma limpeza adequada é necessário deixar a peça aos cuidados de joalheiros profissionais para que passe por um processo conhecido como “politriz”, um tratamento especial com ceras que deixarão sua joia nova.

Ivan afirma que no caso da joia quebrar, amassar ou perder pedras ou brilhantes, ainda há como consertar a peça, mudar as pedras, enfim, deixar sua joia novamente linda. Segundo ele, ainda há outras possibilidades. “Aquela joia de família cujo design não agrada pode ser transformada, podemos revigorá-la ou mudar seu design de acordo com a preferência do cliente.”, explica Kersnovsky.

Atenção: evite receitinhas como o uso de pasta dental, coca-cola, chás, álcool ou produtos de limpeza.

Para uma limpeza mais técnica leve sua joia ao joalheiro, que além de deixá-la limpa, verificará se as garras das gemas estão firmes, se o fecho de segurança está em ordem e se os elos estão bem fechados.

Como guardar as joias

As joias devem ser guardadas individualmente em caixas apropriadas e embrulhadas em camurça, veludo, flanela ou mesmo em papel de seda. Se puder, guarde suas joias nas caixas em que elas vieram, pois são as mais adequadas para sua conservação.

Se usar um porta-joias nunca coloque umas sobre as outras, mas embrulhadas individualmente, pois elas podem riscar e se quebrar no contato de umas com as outras.

Peças de prata não devem ser guardadas junto a outros metais , pois perdem o brilho e oxidam rapidamente. Em caso de viagens, não leve um porta-joias, pois é facilmente identificável e um convite aos ladrões. Prefira um saquinho porta-joias de veludo e coloque-o dentro de sua bolsa.

Com estes cuidados de conservação suas joias vão durar para sempre.

Cada joia deve ser limpa de uma maneira diferente, dependendo de suas características particulares.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário