Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como conservar e limpar pisos de madeira

Shutterstock

Carpetes e pisos de madeira são uma opção muito procurada para revestir o chão das residências, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como limpar e conservar estes revestimentos sempre novos.

Cuidados básicos

  • O primeiro passo é entender que estes são produtos naturais, ou seja, orgânicos, que absorvem umidade e podem expandir ou encolher de acordo com o clima e época do ano. Por isso, preste atenção na instalação, é preciso deixar um espaço entre o piso e a parede para que, em caso de expansão, exista área suficiente para o piso se acomodar sem sofrer empenamento. Além disso, estes materiais também podem passar por alterações na cor devido à troca de umidade com o ar, mesmo em ambientes fechados.
  • A secagem da madeira antes das peças serem adequadas às futuras funções de uso é uma maneira eficiente de aumentar a durabilidade natural dos revestimentos feitos com este material. Pisos de madeira costumam ser submetidos à secagem industrial, com ventilação forçada, aquecimento e controle de umidade relativa.
  • Também existem algumas medidas que você pode tomar em casa para conservar as características de seu piso e carpete de madeira, como evitar o contato direto com água da chuva e proteger o revestimento da incidência direta do sol.

A diferença entre pisos e carpetes de madeira

  • O carpete e o piso de madeira são dois produtos diferentes. O carpete de madeira é formado no seu miolo por um aglomerado, compensado, OSD, ou MDF, entre outros materiais. Em cima dele é colocada uma lâmina de madeira. Esse carpete não tem resistência a impactos, manchas, queimas e riscos.
  • Já o piso de madeira é feito de madeira maciça. Ele tem mais resistência e pode ser até lixado.
  • Os pisos de madeira ainda podem ser de tacos ou tábua corrida. Este produto também é classificado em laminado de alta resistência, que recebe acabamento em lâminas de celulose ou resina prensadas em alta pressão, formando um corpo único, ou de baixa resistência, geralmente acabados em lâminas de madeira natural revestidas com verniz.

Como limpar pisos e carpetes de madeira

Shutterstock
  • Os pisos e carpetes de madeira devem ser limpos apenas com um pano úmido bem torcido, embebido em água com duas gotas de detergente neutro. Também podem ser usados produtos à base de amoníaco, na medida de três colheres para cada litro de água.
  • Atenção, não deixe pingar água sobre a superfície de madeira nem use água em abundância. Também use somente produtos isentos de silicone. Antes de encerar, verifique se o revestimento pode passar por este processo, pois a maioria dos pisos e carpetes de madeira dispensa o uso da cera. Ao usá-la sem a recomendação, este produto vai formar uma camada gordurosa sobre a superfície do piso, dificultando a limpeza.
  • É indicado fazer esta limpeza úmida apenas uma vez por semana, por isso, para o dia a dia, utilize aspiradores de pó, sem deixar que o tubo de sucção toque o revestimento, e vassouras de pelo ou de cerdas macias.
  • Saponáceos, palhas de aço, produtos abrasivos e água sanitária não devem ser usados nunca, pois mancham e riscam os pisos e carpetes de madeira. Aguarraz, thinner e querosene podem ser aplicados para a remoção de resíduos de tinta, verniz e graxa, mas também podem causar danos ao revestimento.
  • Manchas de tinta de caneta, mercúrio e cola podem ser removidas com álcool. Uma solução de água e detergente neutro é suficiente para limpar suco de uva, vinho, batom, café e refrigerante. Para remover esmalte de unhas, use acetona. Líquidos derramados sobre a superfície de madeira devem ser enxugados imediatamente e manchas de itens gordurosos, como alimentos, devem ser limpas com água e sabão neutro.

Fontes: Associação Nacional dos Produtos de Pisos de Madeira, ANPM; Gerente de Desenvolvimento Técnico Pré e Pós-Vendas da Duratex, Edison Clini Rocco.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário