Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

10 dicas para organizar o home office

Shutterstock / Naphat Rojanarangsiman

Ter um cantinho para trabalhar em casa é ótimo, mas por causa da utilização frequente é comum que o local fique um pouco bagunçado. Para que a bagunça não atrapalhe a sua rotina, confira 10 dicas e soluções práticas para manter o cantinho sempre em ordem.

10 dicas e soluções para organizar o home office

Shutterstock / DenisNata
  1. O primeiro passo é fazer do ambiente de trabalho um local agradável de estar, afinal, é onde você passará muitas horas do seu dia. Escolha um local calmo, claro e arejado para montar seu home office.
  2. Não deixe papéis jogados, utilize sempre organizadores e caixas para arquivar documentos. Tenha um local separado para contas a pagar e outro para contas pagas, e guarde os documentos pessoais em caixas separadas dos de trabalho. Isso evita confusão e perda de tempo na hora de procurar um documento.
  3. Utilize porta-revistas para organizar livros e material de consulta, centralizando ou categorizando as informações. Isso evitará que o material fique espalhado pelo ambiente ou escondido sob a pilha na mesa.
  4. Mantenha computador, impressora e telefone, até materiais de escritório como canetas e grampeadores separados de forma organizada, sempre deixando próximo o que mais utiliza.
  5. Um quadro magnético ou um mural que fique sempre em vista facilita a rotina com listas de pendências, por exemplo, além de decorar o local.
  6. Verifique periodicamente o estoque de tintas de impressora, papéis, canetas e outros itens que você utiliza. Desta forma, você evita surpresas desagradáveis.
  7. Defina o mobiliário que mais se adequa ao seu ambiente e ao estilo de trabalho, como nichos prateleiras ou gavetas,  e neles setorize e categorize documentos, arquivos, materiais de consulta, etc… A etiqueta é muito bem-vinda para identificar onde está cada coisa.
  8. Evite deixar copos, xícaras e papéis espalhados. Tenha o hábito de dar a destinação correta a tudo logo após o uso, desta forma nada ficará acumulado na mesa.
  9. Verifique e-mails e agenda pelo menos uma vez ao dia. É importante estabelecer uma rotina de acordo com a sua atividade e necessidades.
  10. Pare 10 minutos antes do fim do expediente para colocar tudo no lugar, guardar documentos e demais objetos. Consulte a agenda do dia seguinte e faça os ajustes necessários. Dessa forma, o outro dia começará melhor.

Fontes: Organizadoras Bebel, Ana Afonso, Debora Campos, Fernanda Sarruf e Ana Ziccardi.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário