Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como organizar o guarda-roupa feminino

Shutterstock

Saber onde está determinada peça de roupa no armário é mérito dos que têm organização. Por isso, o primeiro passo para não se ver em meio a bagunça e acúmulo de coisas é desfazer-se do que não é mais utilizado. Decida se fará doação ou descarte. Roupas acumuladas sem uso só farão volume no armário, o que dificulta a organização. Você ainda pode aproveitar a ocasião para customizar as peças.

Itens que você deve abrir mão

Separe três sacolas:

  1. Uma com as coisas que você realmente vai se desfazer;
  2. Outra com as roupas que vai doar;
  3. A terceira com as que não decidiu ainda e está pensando no destino que dará para elas.

escolha do cabide também deve ser feita com cuidado por quem está organizando o guarda-roupa. Um cabide de madeira, por exemplo, ocupa lugar de dois cabides cromados.  A utilização de cabides coloridos para pendurar as roupas pode causar desconforto visual, por isso é recomendado uma padronização. Se as roupas já são coloridas, vai causar poluição visual se os cabides forem coloridos também.

Outra dica é guardar uma peça por cabide para que não amasse e seja fácil de encontrá-la no armário.

É necessário observar a altura do gancho do cabide e a do calceiro, para que não corra o risco de as peças de roupas amassarem. Além de pendurar peças de roupas, alguns cabides têm a finalidade de abrigar colares, pulseiras e cintos.

Modos de organizar

Shutterstock/Cris & Dete

Para as roupas guardadas em gavetas, a sugestão é que fiquem dobradas de acordo com a tonalidade das cores. Assim, as claras ficam no fundo da gaveta e as escuras na parte de cima. Armazenar em prateleiras também auxilia na organização de acessórios femininos, como carteira e bolsa. Assim pode ser feito com pijamas, camisetas, bermudas e moletons dobrados. Para organizá-los, a dica é separar conforme a cor.

A organização do guarda-roupa feminino também precisa estar aliada à boa conservação das roupas. Guardá-las em sacos de TNT é uma boa opção tanto para deixá-las em prateleiras no armário ou na própria gaveta, pois permitem a ventilação das roupas. De maneira alguma as roupas ou sapatos devem ser guardados em sacos plásticos. Eles abafam e consequentemente causam mofo nas roupas.

Uma opção para armazenar as roupas e ganhar espaço é o saco a vácuo. Principalmente as peças que não são usadas com frequencia. Apesar de ser de plástico, quando todo ar é retirado mofo e bolor não se proliferam. Conheça os benefícios e veja como utilizá-lo.

Nos kits de TNT, com ou sem visor, é possível guardar travesseiro, edredom, lenços, cachecóis e sapatos. Se preferir poderá colocar as roupas íntimas nesses sacos em gavetas ou em prateleiras, principalmente os sutiãs com bojo que ocupam mais espaço. Lingeries devem ser guardadas seguindo o critério de cores para impedir que se percam na gaveta.

Outras peças

Shutterstock/Cris & Dete

Para a organização de enxovais o recomendado é que estejam juntos nas prateleiras. Assim, os edredons ficam embaixo e os lençóis em cima. Antes de guardá-los você pode colocá-los em sacos de TNT, pois os conservarão limpos por mais tempo.

Ternos, blazers e vestidos, como mostra a foto, devem ser colocados em capas de TNT para ficarem protegidos.

Calçados, bolsas e acessórios, podem tanto ser organizados em prateleiras ou em mancebos utilizando sacos com ou sem visores, ou caixas transparentes arejadas. Malha, veludo e algodão não são recomendados para guardar essas peças.

Camisas, casacos e jaquetas devem seguir o mesmo critério de cores. 

Camisetas – Para não amassarem devem ser dobradas como nas lojas ou em rolinhos para quem não dispuser de espaço no guarda-roupa.

Calças de tecido fino podem ser penduradas em cabides ou em calceiros, das claras para as escuras. As calças jeans ficam bem organizadas se dobradas e colocadas em prateleiras.

Fontes: Personal organizers Maria Bernadete, Tancredi Mininel e Cristina Maria Tancredi da Fonseca.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário