A falta de espaço nos imóveis é um problema bem comum, e um dos ambientes mais difíceis de manter o conforto aproveitando ao máximo o local é o quarto do casal. Esse cômodo abriga diversos objetos pessoais e ainda deve proporcionar momentos relaxantes. Então que tal algumas dicas para aproveitar ao máximo esse cantinho de forma aconchegante?
Gerson Lima
A Arqtríade Arquitetura e Interiores utilizou um armário com portas espelhadas (foto acima) para criar sensação de amplitude e aproveitar o espaço ao lado da cama.
- Não acumule móveis demais e nem objetos em excesso e evite as cores escuras em mobiliários, paredes e pisos. As tonalidades claras na maior parte do espaço são bem vindas, pois dão sensação de amplitude. Piso e parede em cores próximas são indicados pelo mesmo motivo.
- Opte pela porta de correr na entrada do quarto, ela libera um bom espaço e pode ser encontrada em diversos materiais e cores integrando com charme a decoração. No caso das suítes, se possível, utilize-a também na entrada do banheiro. Dá até para criar um painel na porta do lado que não atrapalhe a movimentação.
- As cortinas devem ser mais próximas ao tamanho da janela, podendo ser de tecido, persiana ou outro material, desde que sem exageros, muito volume e nada daquele tecido arrastando no chão.
- As camas box com baú podem ser encontradas em várias metragens e são perfeitas para aproveitar o espaço, pois podem abrigar roupas de cama, banho e até edredons embaixo do colchão. Cuidado apenas para que ela não seja muito alta, pois isso deixará um elemento muito grande em um espaço pequeno.
Renato Elkis e Inês Antick
- Os móveis menores espelhados utilizados pela arquiteta Cynthia Pimentel Duarte (foto acima) são uma boa opção para quem não gosta de espelhos grandes. Apenas tome cuidado ao espalhar espelhos menores por todo ambiente, pois esses, utilizados sem critérios, podem criar uma confusão visual, não atingindo o objetivo de ampliar.
- Procure ter apenas um criado mudo ao invés de dois. Muitas vezes esses móveis servem apenas de apoio, então um seria o suficiente para abrigar água, objetos, livros e telefone.
- Dobre o máximo de roupas que conseguir. Muitas vezes deixamos penduradas em cabides, peças que não necessariamente tem que ser mantidas ali e isso faz com que precisemos de mais espaço, então vale a pena dar uma olhada no que pode ser mantido dobrado.
- Aproveite ao máximo o espaço na parede e atrás das portas. Ganchos, painéis e prateleiras podem abrigar diversos elementos decorativos e alguns objetos que ficariam espalhados ocupando mais espaço.
MCA Estúdio
- A televisão pode ser colocada em painel ou suporte, que também são ótimos para abrigar outros eletrônicos, como DVD, decoder, games e etc... Por não ocuparem espaço no chão, deixam a circulação livre. Os arquitetos Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge apostaram em um painel de madeira para a TV (foto acima).
Alexandre Pirani
- A arquiteta Cristiane Bergesch apostou em iluminação intimista no ambiente do casal, pois é o que o ambiente pede, nada de luzes super fortes. Os spots embutidos e as arandelas não ocupam espaço e podem criar uma atmosfera interessante.
Veja mais opções de decoração para quarto de casal.
Fontes: Rechilene Maia, professora do curso de arquitetura da Universidade Anhembi Morumbi, Maximiliano Crovato, designer de interiores, Cris Schiavoni e Flávia Sá, arquitetas.
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você