Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

APRENDA A ORGANIZAR SUAS RECEITAS

Shutterstock/AntonioDiaz

Algo tão simples quanto achar a receita ideal ou tentar encontrar alguma que já foi usada antes e deu certo pode se tornar um verdadeiro problema na hora de cozinhar. Essa busca, além de demandar tempo, estressa e desmotiva qualquer um.

Além da cozinha organizada, ter as receitas fáceis de localizar também é fundamental na hora de preparar uma refeição. Receitas organizadas por tipo de cardápio como massas, carnes, aves, pães, sobremesas, entre outros, facilitam a busca na hora de uma consulta rápida para um jantar, por exemplo. Caso contrário, às vezes até desmotiva de seguir uma receita e acaba errando ou fazendo o prato de sempre.

Às vezes, o costume de fazer as mesmas receitas vem mesmo da falta de organização. Não existe uma pessoa que se anime a cozinhar algo novo sem saber exatamente como conseguir executar a receita. É daí que vem o hábito de fazer sempre os mesmos alimentos.

Cadernos, livros e pastas

Shutterstock/Dgrilla

O hábito de arrancar páginas de revistas de culinária, de deixar livros de receitas espalhados e de imprimir milhares de vezes a mesma receita, pois nunca consegue achá-la, são mais comuns do que parecem. Para tornar o dia a dia mais fácil, a melhor opção é pensar em formas práticas de organizar as receitas. Não existem regras para se organizar, o importante é saber se o jeito vai funcionar, já que deve ser prático para quem vai utilizar. 

Optar por usar um fichário com saquinhos plásticos para guardar suas receitas pode ser uma excelente forma de organizá-las. Depois de separar por categoria, coloque a receita virada para frente dentro do saquinho plástico e no verso coloque a foto, por exemplo. Deixe sempre um espaço embaixo da receita onde possa fazer alguma anotação como, por exemplo, a facilidade de fazer, se agradou a todos ou o que posso alterar nela.

Existem muitas opções para a organização das receitas, deve-se apenas escolher a que for mais prática levando em conta seus costumes e facilidades. As receitas podem estar impressas e colocadas em fichários com divisórias ou então coladas e copiadas em cadernos separados por categorias como pratos doces e salgados. Existe também a possibilidade de fazer um scrapbook com fotos e dicas e até organizar um livro personalizado de receitas a partir de pesquisas, selecionando as preferidas.

Onde guardar as receitas?

Shutterstock/Goodluz

Inúmeros aplicativos para celular existem para facilitar a vida de quem procura uma receita diferente para fazer ou quer armazenar as preferidas. Existe também a facilidade de organizá-las em pastas no computador e quando se quiser achar, é só pesquisar pelo nome do arquivo.

Armazenar as receitas em pastas de computador divididas por categorias, como aperitivos, pães, massas, sopas, sobremesas ou até por tipo de culinária como italiana, japonesa, brasileira, etc., ajuda bastante na hora da procura rápida por algo específico. Inove! Use aplicativos no celular para consultar receitas diretamente de seu smartphone. Uma boa opção também é baixar e consultar os livros de receitas de seus autores favoritos no tablet ou ipad.

Fontes: Bebel Marrey Ferreira e as organizadoras Ingrid Lisboa, Carolina Rosa e Ana Afonso.

Leia também mais sobre como organizar a cozinha.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário