Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como evitar ratos em casa

Shutterstock / Szasz-Fabian Jozsef

Ratos, camundongos e ratazanas vivem espalhados pelas cidades e têm o costume de nos visitar em casa. O maior problema é que todas as espécies podem transmitir doenças, portanto para evitar que apareçam é muito importante manter a casa sempre em ordem com alguns cuidados na faxina e algumas mudanças de hábitos.

Rotina para evitar roedores em casa

Shutterstock / Igor Normann

Normalmente, os roedores são atraídos por restos de alimentos, rações ou ambientes com acúmulo de papeis, sujeira ou favoráveis à criação de ninhos. Eles são muito ágeis e podem chegar através de tubulações, ralos e esgotos, portanto:

  • Mantenha os locais onde são armazenados ou preparados alimentos sempre limpos;
  • Certifique-se de fechar bem os sacos de lixo, utilize sempre lixeira com tampa e descarte o lixo somente no dia da coleta;
  • A casa deve ser limpa pelo menos três vezes por semana;
  • Tampe os ralos da casa. Isso evitará a chegada de ratos e também outras pragas;
  • Deixe as rações dos pets em locais fechados, e abra somente na hora de alimentá-los;
  • Não acumule caixas de papelão e jornais, pois os roedores adoram fazer ninho onde há o acúmulo desses materiais;
  • Não utilize terrenos baldios ou áreas abertas para depósito de entulhos, caixas e jornais;
  • Buracos e vãos entre telhas devem ser vedados com argamassa adequada.

Receita caseira para espantar ratos

Faça uma mistura de álcool e cravo da índia, na proporção de um litro de álcool para um saquinho de cravo da índia. Deixe a mistura agir por um dia em um pote, em seguida umedeça pedacinhos de algodão com a solução e espalhe pelos cantos da casa.

Desratização

Caso você sofra muito com esse problema, o mais indicado é o processo de desratização, feita por profissionais com produtos químicos que afastam os ratos, mas não fazem mal para humanos e pets.

O que não fazer

Jamais utilize o veneno conhecido como chumbinho, a ingestão acidental por crianças ou pets pode causar sérios problemas. Ratoeiras podem ser utilizadas, se estiverem bem escondidas e fora do alcance de crianças.

Identifique os roedores

Ratos pretos vivem acima do nível do solo e normalmente habitam forros e sótãos. Dificilmente abrigam-se em locais com distância superior a 45m da fonte de alimento.

As ratazanas buscam abrigo dentro das casas, entre pisos e paredes, nos armários. Mas, por serem nadadores, vivem também em córregos e vão às casas em busca de alimentos.

Os camundongos são menores e facilmente confundidos com filhotes de ratos, eles se abrigam em espaços de paredes, de armários, de móveis e fazem ninhos atrás de geladeiras e máquinas, por exemplo.

Fontes: Fernando Bernardini, coordenador de Desenvolvimento de Produtos da unidade de Saúde Ambiental da Bayer CropScience; Ana Paula Barcena, diretora da Natureza & Limpeza; João Pedro Lucio, gerente Nacional de Operações da Maria Brasileira.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário