Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como prevenir a dengue em casa

Shutterstock / mrfiza

A dengue causa pavor na maioria das pessoas, e a melhor forma de evitá-la é acabar com o foco. O mosquito procura pontos de água parada, limpa ou não, para depositar seus ovos, por exemplo, desde uma tampinha de garrafa até piscinas, dependendo da quantidade de cloro, e principalmente, as que não têm tratamento frequente ou estão abandonadas, e caixas d’água, principalmente as abertas.

O mosquito Aedes aegypti se alimenta da seiva adocicada de plantas e frutas, no entanto, a fêmea, única que pica, necessita de sangue para amadurecimento dos ovos, por isso ela busca sangue de mamíferos.

Como prevenir a dengue em casa

Shutterstock / Africa Studio
  • Lixo
    • É importante ter muito cuidado com o lixo, pois pode acumular água e o mosquito da dengue pode depositar suas larvas. Por isso, deixe sempre o lixo bem vedado e evite o acúmulo, mas coloque-o para fora apenas nos dias de coleta. Não deixe as latas de lixo em locais vulneráveis à água, como embaixo de calhas, lavanderias, etc.
  • Alimentos doces e frutas
    • Mantenha-os sempre bem guardados, pois são atrativos para os mosquitos da dengue e outras moscas.
  • Água
    • Por ser de difícil acesso, tenha muito cuidado com a caixa d´água, local onde os mosquitos da dengue mais depositam suas larvas. Verifique se a tampa tem uma boa vedação. Atualmente existem modelos com fivelas para trava;
    • Muita gente tem guardado água em casa, mas é extremamente importante ter cuidado com o recipiente e local de armazenamento. Colocar uma tela e uma tampa bem vedada ou fechar com plástico filme e abrir somente para completar ou usar a água ajuda a evitar a proliferação do mosquito da dengue;
    • Antes de armazenar água, lave bem o recipiente com água e detergente, enxague, passe a solução de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água e seque bem.

Piscinas

Shutterstock / tammykayphoto

É necessário fazer a análise da alcalinidade a cada 15 dias com um kit específico que pode ser comprado em lojas especializadas em piscinas, mantendo na faixa de 80 a 120ppm. É essencial também verificar o pH semanalmente, mantendo-o na faixa de 7,4 a 7,6, pois passa da neutralidade (pH 7), se tornando um pouco alcalina, o que atrai menos os mosquitos e não faz mal aos humanos.

Calhas

Shutterstock / John E Heintz Jr
  • Mantenha em dia a limpeza das calhas. Verifique se há excesso de folhas, lodo ou algum entupimento. Em períodos chuvosos vale fazer a verificação mensalmente,  e em períodos secos, a cada 2 ou 3 meses. A mesma regra vale para os ralos;
  • Nos ralos, calhas e locais de onde é difícil retirar a água acumulada, coloque água sanitária, chá de picão ou tabaco, mamona, erva-de-Santa Maria, neem, ou flores de crisântemo e cravo-de-defunto que são plantas que evitam a proliferação das larvas. Lembrando que as plantas devem ser fervidas em água durante 30 minutos, e em seguida a solução deve ser peneirada para a utilização, já que as plantas podem causar o entupimento das calhas e ralos.

Borra de café

A borra de café pode ser fervida novamente com água, essa mistura ajuda a eliminar as larvas do mosquito da dengue. A borra colocada nos vasinhos de planta é totalmente eficaz. É o mesmo processo que ocorre no Rio Negro, que tem as águas escuras por causa do excesso de plantas em decomposição em suas águas. A incidência de malária no Rio Negro é muito menor que no Solimões. Mas não é só a borra do café. Existem experimentos realizados com o chá de picão preto, que confirmam o extermínio de 100% das larvas do mosquito da dengue.

Vasinhos de plantas

Shutterstock / focal point
  • Evite usar pratinhos embaixo dos vasos de plantas, mas se for preciso, coloque areia suficiente para não deixar a água visível. No momento da rega molhe somente a terra (raiz), não precisa molhar a planta, pois é possível acumular água em seu formato e os mosquitos da dengue podem aproveitar para depositar suas larvas ali;
  • Acrescente na areia do pratinho um pouco de água sanitária, borra de café ou pó de pinus.

Sprays e inseticidas

  • Os sprays inseticidas e repelentes confundem as fêmeas do mosquito da dengue por causa do cheiro, e podem até ajudar a evitar, porém não são 100% eficazes;
  • Vale lembrar que os repelentes não devem ser utilizados em bebês ou pessoas alérgicas;
  • Uma dica bacana é colocar tela nas janelas, mosquiteiro nos berços, e até utilizar plantas repelentes como o neem e a citronela, elas podem ser passadas diretamente na pele ou compradas em forma de incenso.

Vasos sanitários

Nesses locais, a água está sujeita a constante renovação e movimento pelo seu uso diário, sem contar que é clorada, portanto, o risco de desenvolver a larva da dengue é mínimo, exceto quando a casa estiver desabitada ou com pouco uso. Nestes casos é necessário manter o vaso sempre tampado e criar uma rotina de limpeza do local, acionando a descarga para renovar o cloro presente na água. Jogue diariamente água sanitária ou cloro no vaso sanitário.

Vasilhas dos pets

Para minimizar os riscos de proliferação do mosquito da dengue lave bem os potes de comida e água no mínimo uma vez por semana com bucha e detergente, não basta apenas trocar a água pois os ovos são depositados na lamina da água e ficam aderidos ao recipiente.

Bandeja da geladeira

As geladeiras que possuem descongelamento automático podem causar problemas, pois a água acumulada na bandeja externa geralmente não é notada e, consequentemente, fica muito tempo sem limpeza e pode se tornar um local propício para o mosquito da dengue depositar suas larvas. Tome cuidado com esse detalhe, observe a bandeja semanalmente e realize a limpeza com cloro, se possível.

Fontes: Jan Carlo Delorenzi, farmacêutico e cientista biológico da Universidade Mackenzi; Fátima Motter, professora aulista do Curso de Farmácia do Mackenzi; Roberto M. Figueiredo, o Dr. Bactéria; Fernando Bernardini, biólogo e coordenador de Desenvolvimento de Produtos da Bayer CropScience; Edson Frank das Flores Gatto, gerente de expansão e marketing do grupo Hoken; Ronaldo Vieira, químico da Hidroazul.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário