Shutterstock / Photographee.eu
O lixo
Quando separamos os materiais para reciclagem estamos habituados a seguir os quatro elementos que são metal, papel, vidro e plástico. Mas você sabe qual a maneira realmente correta de fazer o descarte, e quais são mesmo recicláveis ou não? E os outros tipos de lixo como pilha, celulares, lâmpadas, remédios e óleo de cozinha, vão pra onde?
Mesmo dentro da categoria dos recicláveis, existem alguns subtipos que não são e devem ser descartados com o lixo comum, explicam as especialistas Heloísa Sundfeld, do Help Personal Assistant e Ana Maria, coordenadora técnica do Instituto GEA.
Shutterstock / NicoElNino
Além do lixo comum no dia a dia, muitas vezes nos perguntamos qual a forma correta de descartar materiais específicos como, celulares, lâmpadas, medicamentos e pilhas. A parte mais grave é que eles incluem metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos que podem prejudicar o solo e a água.
Celulares e baterias
Podem ser levados para lojas que vendem esse tipo de produto, pois já existe lei que as obrigam a receber. Com relação aos aparelhos eletrônicos, já existem empresas especializadas em recolher esses aparelhos, é possível encontrá-las através de pesquisas na internet.
Lâmpadas fluorescentes
Procure as grandes redes de loja de construção, ou a loja onde comprou, que em geral, possuem nichos especiais para essas peças.
Medicamentos
As substâncias presentes nos remédios podem contaminar água e o solo. Procure farmácias ou a Unidade Básica de Saúde próxima, as caixas de papel e bulas, por não terem contato direto com o remédio, podem ser descartadas no reciclável. Se estiver dentro da data de validade é legal fazer doação para o hospital público mais próximo.
Shutterstock / Roberaten
Mercúrio, chumbo e zinco são apenas algumas das substâncias destes itens. Diversas redes de supermercado e drogarias recolhem estes materiais. Algumas agências bancárias contam com caixas nomeadas de papa-pilhas.
Óleo de cozinha
Nunca jogue óleo em ralos ou vaso sanitários, pois pode causar entupimento. Redes de supermercados ou postos de coleta da Prefeitura já disponibilizam estações de reciclagem. Porém, se não encontrar, o lixo pode ser descartado junto com orgânico de casa, mas em potes bem fechados e certificados de não estarem vazando.
Regra dos três Rs
Para diminuir o volume de lixo, evitar poluição da fauna e flora, otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros precisamos aplicar no dia a dia a regra dos três ERRES: Redução, reutilização e reciclagem.
Shutterstock / limpido
Papéis não recicláveis
Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
Metais não recicláveis
Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Plásticos não recicláveis
Cabos de panela, tomada, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
Vidros não recicláveis
Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
Dica
Para separar corretamente o lixo reciclável é interessante e higiênico retirar somente o excesso de resíduos dos recipientes, principalmente se estiverem armazenados há algum tempo. Uma ideia para não gastar água somente para isso, é deixar as peças na pia durante a lavagem da louça.
Veja como organizar o lixo reciclável em casa .
Olá Sinthya,
Encaminhe um e-mail para: redacao@bbel.com.br com a sua solicitação.
Beijocas estaladas,
Bebel
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você
Sinthya Jácome - 17/02/2016
Olá, boa tarde. gostei do conteúdo desta matéria e queria usar em um treinamento para os funcionários da minha empresa. Vocês podem me disponibilizar o conteúdo? Desde já, agradeço.
1