Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como organizar a roupa de casa

Divulgação

A organização das roupas da casa não fica restrita ao armário com camisas, calças e outras peças de vestuário. Ela se estende também para as toalhas e roupas de cama que merecem atenção especial para evitar mofo e odores desagradáveis.

É preciso avaliar as condições da casa para saber a melhor forma de organizar e conservar as peças. Na praia, por exemplo, a conservação é diferente por causa da maresia.

Como organizar e guardar as roupas da casa

  • Não utilize sacos plásticos, pois impedem a ventilação das roupas, o que favorece a proliferação do mofo.
  • Utilize capas de algodão cru de um lado e plástico do outro, que permite a separação dos jogos de roupa e a ventilação dos tecidos.
  • Sacos de TNT também são recomendados, pois conservam as roupas ao mesmo tempo que permitem a ventilação.
  • O ideal é ter um roupeiro apenas para guardar cobertores, roupas de cama e banho, mas para quem não dispõe de muito espaço, a solução pode ser separar uma ou duas portas do guarda-roupa.
  • As toalhas de banho devem ser preferencialmente organizadas em prateleiras, com exceção das toalhas de mesa que podem ser colocadas também em gavetas.

Roupas de casa guardadas

Shutterstock / Karkas
  • Separar roupas de cama por pilhas de lençol, fronha, toalha de rosto e de banho pode ser um problema na hora de achar os pares.
  • Evite o desperdício de tempo e organize a rouparia da casa por jogo completo.
  • Os cuidados ficam mais focados na acessibilidade e conservação do que no local em que essa roupa vai ficar. Reforçamos a ideia sugerindo que roupas de cama e banho usadas com mais frequência estejam em lugares de fácil acesso.
  • Nunca guarde roupas úmidas. Certifique-se de que as roupas estão secas antes de guardar, e de preferência passadas, pois a roupa fica mais bonita e ocupa menos espaço.
  • As roupas de casa podem ser organizadas em um roupeiro de uso comum ou até mesmo nos próprios quartos. É possível armazenar as toalhas de banho e de rosto no banheiro, mas é preciso atenção quanto à umidade, ao espaço e à frequência de troca das toalhas.
  • Escolha um dia da semana para trocar toda a roupa de cama e banho, incluindo pijamas.
  • Períodos com temperaturas altas pedem uma troca mais frequente, mas é preciso pensar no desperdício de água e não exagerar. Além do problema ambiental, a lavagem diária das toalhas diminui sua vida útil.

Toalhas de cozinha e panos de prato

Essas devem ser lavadas todos os dias devido ao risco de contaminação por restos de comida. A troca depende do uso e da quantidade de louça, mas nunca se deve ultrapassar mais de dois dias sem trocar as peças.

Atenção: Além disso, é preciso separar as toalhas de cozinha das toalhas de banheiro. Separe de duas a três gavetas da cozinha para organizar e guardar toalhas de mesa, pratos e jogo americano. O material de cozinha pode e deve ficar na cozinha, de preferência numa gaveta de fácil acesso.

Fontes: Organizadoras Ana Afonso, Adriana Saade e Ingred Lisboa. 

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário