Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Dicas para receber bem os convidados em casa

Shutterstock

Receber os amigos para uma comemoração ou para uma simples reunião em casa pode acabar rendendo dores de cabeça caso os anfitriões não tenham tomado todos os cuidados para atender bem aos convidados. Não se dedicar ao planejamento para receber em casa pode terminar desencadeando pequenos erros, capazes de deixar os amigos em situação desconfortável e os donos da casa constrangidos.

A melhor solução é o planejamento

A falta de planejamento é o que contribui para criar um clima artificial na recepção. Não tem nada pior do que você ver que o anfitrião está perdido. Os convidados ficam desesperados para ajudar e acaba virando uma tortura para todo mundo. Se você fizer uma boa programação, vai conseguir vivenciar todos os momentos sem estresse e deixar os seus convidados mais à vontade.

Erros mais comuns

Deixar o volume do som alto demais e convidar mais pessoas do que o espaço pode comportar são as incorreções que mais acontecem nas festas em casa. Geralmente os mais jovens deixam a música super alta e os convidados mal conseguem conversar e socializar. A música é um item super importante para uma festa, mas precisa estar em um tom adequado para que as pessoas possam conversar e quem quiser dançar se sinta à vontade também.

Para que a festa comece bem, é recomendado que os anfitriões recebam seus convidados na porta e deixem opções de comida disponíveis para quando os amigos começarem a chegar. As pessoas normalmente chegam com fome. Isso não quer dizer que a refeição principal deva estar esperando, mas é sempre elegante ter uma recepção gastronômica. As pessoas, mesmo sem perceber, cometem esses erros que, apesar de pequenos, podem causar uma impressão negativa nas visitas.

Esses erros geralmente acontecem pela falta de prática em receber pessoas em casa e pela falta de atenção a pequenos detalhes que fazem uma grande diferença quando se vai receber visitas. Mas depois que o descobrem, não conseguem mais não pensar neles.

Preparando o ambiente

Shutterstock

O primeiro passo para receber bem os convidados é preparar adequadamente os ambientes. Acredite, uma boa decoração pode deixar os convidados mais à vontade na sua casa, se sentindo mais acolhidos. É muito bom quando você chega na casa de alguém e se sente importante devido ao cuidado e carinho que o anfitrião teve para te receber.

Elementos estratégicos

  • Organize o lavabo reservando o dobro de toalhinhas do número de convidados. Além disso, colocar “ammenities”, como remedinhos e primeiros socorros é um mimo, além de prático é um charme. Não se esqueça de ir repondo esses itens durante a festa;
  • Distribua cinzeiros pela casa caso seja permitido fumar dentro dela. Senão, arrume um cantinho na varanda e coloque os cinzeiros lá. Deixe guardanapos espalhados por todo o ambiente, inclusive nas mesinhas de centro, lateral e aparadores;
  • Reserve sempre um lugar para todos sentarem. Se a ocasião for mais informal, coloque as comidas num buffet ou aparador, mas lembre-se que se for organizado desta maneira o cardápio precisa ser prático e dispensar o uso de talheres. Se os convidados forem com crianças, deixe uma área reservada para elas brincarem. É muito importante ter noção do espaço que você conta e quantas pessoas podem ser acomodadas com conforto;
  • Aproveite a circunstância para fazer uma boa faxina e resolver algumas pendências que vão ficando para trás, como uma lâmpada queimada, um quadro que não foi colocado na parede e coisas do tipo;
  • Preste atenção também à estação do ano e até mesmo ao clima. Se estiver um dia chuvoso, prepare perto da porta um local para que os convidados armazenem guarda-chuvas. Se o clima estiver quente, lembre-se de manter o ambiente arejado e fresco com a ajuda de ventiladores ou janelas.

Os convidados estão chegando

Shutterstock

É recomendado aos anfitriões sempre receber seus convidados na porta e já oferecer algo para beber. O essencial é se preocupar principalmente com quem acabou de chegar. Acomode o convidado e caso ele não conheça ninguém, apresente-o para o grupo ou para alguém que tenha interesses parecidos.

É de bom tom deixar petiscos e canapés frios já dispostos para quando os convidados começarem a chegar. Além disso, nessa hora os pratos principais precisam estar semiprontos. É muito importante oferecer duas opções de refeição. Uma deve ser vegetariana, pois agrada a todos os gostos e respeita a presença de um vegetariano sem problemas. Uma massa ao molho sugo é sempre uma ótima solução.

Outra dica para manter a satisfação dos convidados é checar sempre se as bebidas estão geladas e se não falta gelo. Caso o anfitrião esteja sozinho na organização, é preciso reparar no copo dos convidados e repor as bebidas. O ideal é servir até dois terços do copo.

Para completar o clima, prepare uma seleção musical compatível com a ocasião ou com a personalidade dos convidados para servir de som ambiente. Se o espaço tiver televisão, coloque um show musical. Isso estimula a interação entre os presentes. Lembre-se de deixar a música numa altura em que as pessoas consigam ouvir, mas também consigam conversar.

Todos já estão acomodados

Depois de tudo isso, basta circular pela festa, participando dos assuntos, inserindo novos temas e fazendo com que os convidados se sintam à vontade. Seja natural e participe do momento com os seus convidados.

Agora, se a sua festa em casa ficar tão boa a ponto dos convidados não irem embora, a maneira adequada de proceder é parar de servir bebida, aumentar a luz do ambiente e diminuir o som. Nunca termine o assunto, mas procure, de forma delicada, mostrar que ainda há muito que arrumar em casa.

Fontes: Renato Aguiar, organizador de festas; Flávia Gurgel, organizadora de eventos.

Compartilhe isso:
Autor:

Deixe um comentário