Feitas com tamanhos e materiais diversos, as portas são o cartão de visita de qualquer residência. Além de permitirem o acesso, as esquadrias protegem e marcam a decoração. Assim, o cuidado com a manutenção e limpeza é fundamental.
No entanto, os especialistas alertam que para cada tipo de acabamento é necessário um método de limpeza. Para iniciar o processo de higienização das portas é necessário fazer a remoção da poeira com o auxílio do espanador ou de uma flanela seca. Veja a seguir algumas dicas para conservar as portas limpas e em perfeito estado.
Portas de madeira
Tradicionais, modernas ou rústicas, as portas de madeira merecem um cuidado especial. Para limpar as portas de madeira envernizada, dilua 5 gotas de detergente incolor em 1 litro de água e passe com uma esponja macia em toda a estrutura. Após este processo, retire o excesso de detergente com um pano umedecido e seque em seguida.
As portas de madeira laqueada precisam ser limpas com um pano umedecido com água, sem o uso do detergente. Nunca use álcool neste tipo de limpeza.
Portas de alumínio
Para lavar as portas de alumínio use apenas água e detergente neutro, seque bem e passe uma flanela para lustrar.
Portas de ferro
Para lavar as portas de ferro, o processo de tirar a poeira com uma flanela seca é primordial e imprescindível, portanto, não se esqueça desta esta etapa. Em seguida, aplique a mistura (dilua 5 gotas de detergente incolor em 1 litro de água de água) com o auxílio de uma esponja macia. Use um pincel para retirar as sujeiras que impregnam nas arestas. Depois da lavagem, deixe a porta secar por alguns minutos e finalize com um pano seco.
Se a esquadria tiver alguma marca ou mancha de ferrugem raspe a superfície com uma lixa. Passe uma demão de zarcão e pinte-a na cor original.
Portas de aço
Evite fazer a limpeza com água e detergente neutro neste tipo de porta. Procure mantê-la limpa removendo a poeira com espanador ou com a flanela seca. No entanto, se a peça for manchada o processo de lavagem se faz necessário.
Para isto, aplique a solução de 5 gotas de detergente para 1 litro de água com a ajuda de uma espoja. Remova o produto com um pano úmido e seco. Para finalizar o processo, seque bem, quantas vezes for necessário. Procure não deixar esta esquadria molhada, pois, a água pode causar danos no material.
Para manter esta porta em ótimo estado, passe um pano com vaselina líquida para criar uma camada protetora na esquadria, a cada três meses.
Portas de vidro
Segundo os especialistas, para limpar as portas de vidro o produto mais indicado é o “limpa vidros”. Comercializado por diversas marcas, o material pode ser encontrado em supermercados e lojas especializadas.
Inicie a limpeza aplicando o produto com o auxílio de um pano, sempre no mesmo movimento para evitar que a porta fique embaçada ou com manchas. Para finalizar, seque a porta com um pano macio e seco.
Cuidados ao limpar porta
- Não utilize produtos químicos como solventes, saponáceos e outras soluções ácidas na limpeza de portas. Esta atitude pode danificar o brilho do produto, deixando a superfície opaca, além de causar manchas e estragar o material.
- Palhas de aço e esponjas grossas não devem ser utilizadas neste tipo de limpeza.
- Nunca limpe a porta externa quando o sol estiver sobre a peça, pois o produto aplicado pode secar muito rápido e causar manchas.
- Não esqueça de remover a poeira antes de iniciar a limpeza pesada.
- Tome cuidado com a quantidade de água e detergente utilizado na limpeza, principalmente, com os panos encharcados.
Fontes: Ana Ziccardi, personal organizer. Maria Aparecida da Cunha Lima, arquiteta consultora da Telhanorte. Ana Paula Barcena, diretora comercial da Natureza & Limpeza