A hora da pintura é um momento que requer alguns cuidados. A escolha da tinta não pode ser feita somente pela cor mais bonita, temos que levar em conta também o espaço e material onde será aplicado o produto. PVA, acrílica, epóxi, esmalte sintético, a óleo, e até magnéticas ou de lousas são os mais utilizados. Saiba onde podemos aplicar cada tipo de tinta.
Tipos e aplicações
Látex a base de PVA
- Seca rapidamente e é indicada para ambientes internos;
- Proporciona um acabamento fosco aveludado e pode ser aplicado sobre reboco, massa corrida, massa acrílica, texturas, gesso, madeiras, etc.
Látex Acrílica
- Esse tipo de tinta protege contra os efeitos dos raios UV e da chuva, sendo indicado para área externa e sobre qualquer superfície;
- Possui acabamento como semibrilho, acetinado e fosco.
Esmalte Sintético ou a Óleo
- Produtos de alta resistência e ótima secagem;
- É indicado para superfícies de madeira e metal;
- O acabamento pode ser brilhante, fosco e acetinado, e todos possuem uma película que protege das ações da natureza e facilitam a limpeza.
Epóxi
- É ideal para as áreas úmidas e adere bem a diversas superfícies, até mesmo o aço;
- O indicado é que este produto seja aplicado por um profissional, e vale lembrar que não é solúvel em água.
Verniz
- Pode ser aplicado sobre madeira, tanto em ambiente interno, como externo;
- Os vernizes com solvente alifáticos apresentam desempenho superior aos vernizes com solvente aromáticos, devido à sua maior durabilidade e resistência a raios solares e chuvas.
Magnéticas
- Esse tipo de tinta é funcional e dá um toque especial na decoração, mas só podem ser utilizadas em ambientes internos;
- A aplicação é simples, com rolo ou pincel;
- Possui ótima resistência e durabilidade.
Lousa
- Ótima opção para dar clima despojado a decoração;
- Ela pode ser aplicada em qualquer área interna, porém não é indicado o uso no banheiro e em áreas de serviço devido ao pó do giz;
- A mais utilizada é a verde, mas já podemos encontrar o produto em diversas cores.
Fontes: Leonardo Conter, diretor do Rei da Reforma; Katia Christina Fonseca, professora de arquitetura e deisgn de interiores da Universidade Cruzeiro do Sul; Gregorio Bastos Alencar, coordenador de produtos da Eucatex; Alexandre Paz, diretor técnico da Ibratin.