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Relacionamento entre colegas e superiores

Shutterstock/ mavo

Quando você trabalha em uma empresa com muitas pessoas, provavelmente com personalidades totalmente diferentes e cada uma exercendo uma posição específica, no decorrer do tempo você vai se identificar com aquelas cujo perfil mais se assemelha ao seu e ter certa antipatia com por outras. Esse comportamento é natural, faz parte da vida e são justamente estas diferenças que a etiqueta empresarial tenta contornar. Sua vida será muito facilitada em seu  trabalho se  já conhecer as boas maneiras no mundo corporativo.

Máxima da etiqueta empresarial:

A convivência é necessária e você precisa se relacionar bem com todos na empresa, independente de suas preferências.

Dicas da etiqueta empresarial para que essa convivência seja positiva e saudável:

• Seja educada e solícita com todos. Você está na empresa para desenvolver seu trabalho e ele está intrinsecamente ligado ao dos outros funcionários. Uma cooperação mútua é vital. Invista no seu marketing pessoal.

• Trate tanto os funcionários com cargos hierárquicos altos ou baixos com respeito e educação. Isto tem a ver com boas maneiras, certo?

• A etiqueta empresarial fala: Utilize as nomenclaturas relativas à posição que a pessoa ocupa sempre. Por exemplo, se é  advogado, médico, dentista ou alguém que tem doutorado chame-o por Dr., seguido do seu nome.

• Antes de entrar em uma sala sempre bata na porta e espere que quem estiver no interior autorize sua entrada. Esta regra além de fazer parte da etiqueta empresarial faz parte da boa educação.

• A etiqueta empresarial esclarece:  se for conversar com uma pessoa em sua sala e ela estiver sentada, espere que  autorize que você se sente também. Se não acontecer, permaneça em pé.

• Pratique o espírito de equipe, formando parcerias, trocando ideias e opinando de forma positiva quando for solicitada. Seja proativo. Vai receber um 10 na etiqueta empresarial.

Shutterstock/ fizkes

• Se algum funcionário está muito atarefado e você disponível ofereça ajuda. Se ele recusar não insista, pois pode estar fazendo alguma tarefa confidencial ou que só ele domine.

• Se for convidada para almoçar com seus colegas aceite. É sempre mais uma oportunidade para estreitar os laços entre vocês.

• A Etiqueta empresarial dá ênfase à seguinte regra: Não conte vantagens, não faça fofocas e evite falar de sua vida ou de assuntos exclusivos do seu trabalho. Fale sobre generalidades e atualidades.

Aplauda o sucesso dos seus colegas e não tenha inveja. Admirar o trabalho bem executado do outro é a melhor maneira de melhorar o seu desempenho, seguindo o exemplo que deu certo.

• Não se vanglorie perante os demais. Se você é realmente bom e tem qualidades, logo todos notarão. Esta não é uma regra apenas de etiqueta empresarial, mas de boas maneiras e educação também.

• Sorria sempre que cruzar com outro colega. Espalhe simpatia.

• Elogie sinceramente quando algum colega se destacar ou fizer algo surpreendente.

• Mantenha o otimismo sempre. Derrotismo e pessimismo afastam as pessoas e as boas oportunidades.

• Sábia regra da etiqueta empresarial: Com o colega que não simpatiza com você seja sempre educado e amável. Não alimente essa desavença. Procure mudar a opinião errada que ele faz de você.

Enfim, perceba que etiqueta empresarial se confunde com boas maneiras e boa educação, portanto estabeleça uma relação harmoniosa com todos. Muitos colegas, que no primeiro momento pareciam antipáticos ou estranhos podem se tornar grandes colegas de trabalho e parceiros na obtenção de sucesso para a empresa e consequentemente para você.

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