Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Lava-louças vale o investimento

Shutterstock / Monkey Business Images

A cozinha é o segundo local da casa onde mais utilizamos água, ficando atrás apenas do banheiro. Pensando nisso, a pergunta que nos vem à cabeça é o que podemos fazer para economizar? A resposta pode estar em um eletrodoméstico. Se bem escolhida, a lava louça pode economizar muitos litros a cada lavagem. Saiba mais abaixo.

Pré-lavagem

Uma das reclamações mais comuns dos usuários é a necessidade de uma pré-lavagem da louça antes de utilizar a máquina, porém, algumas máquinas atualmente já vêm até com essa função. O que é necessário é a retirada de pedaços de alimento.

Entre as inovações apresentadas pelos modelos mais modernos há uma série de programas de lavagem que permite o ajuste de acordo com a sujeira e o tipo de louça.

Capacidade da lava-louça

Shutterstock / nito

Antes de adquirir o eletrodoméstico deve-se levar em conta o número de pessoas da família e a frequência de visitas. O número de serviços que a máquina apresenta refere-se à capacidade de louça que a máquina pode lavar, por exemplo, 6 serviços, lava louças de até 6 pessoas por refeição e assim por diante.

Ciclo de lavagem e quantidade de água

A quantidade de água utilizada depende do número de serviços oferecidos pela lava-louça. As máquinas se dividem em programas de limpeza, incluindo os ciclos rápidos e econômicos que limpam e secam de panelas aos itens mais delicados de acordo com a intensidade da sujeira. Quando a sujeira é mais pesada é utilizada uma quantia maior de água, porém ainda assim há economia.

Economia de água

Uma das grandes vantagens da lavadora é a economia de água que ela proporciona. O que você precisa saber sobre isso:

  • As lava-louças utilizam até 6 vezes menos água do que a lavagem manual.
  • É possível ter uma redução de até 17% na conta total de água, o que no ano pode chegar a uma economia de 27 mil litros.
  • Até os modelos mais antigos são econômicos quando comparados à lavagem manual.
  • Para lavar 135 peças de louças manualmente, são necessários cerca de 91 litros de água, mas, ao utilizar uma lava-louças, são utilizados apenas 16 litros de água no ciclo normal.

Energia

O gasto de energia de uma lava-louças também é menor se compararmos a uma torneira elétrica.

Economia de tempo e louça livre de bactérias

Shutterstock / HconQ

Além de economizar quantidade significativa de água, poupam tempo, ajudam a manter a cozinha sempre bem arrumada (sem pilhas de louças na pia) e garantem louças bem lavadas, higienizadas e livres de bactérias.

Alguns modelos chegam a 70°C, temperatura suficiente para higienizar totalmente as louças, enquanto a esponja utilizada na lavagem manual pode acumular sujeira e ficar exposta a outras bactérias.

Fontes: Gustavo Melo – da Brastemp e Consul, Kati Dias – da Home Appliance LG Electronics do Brasil, Electrolux e Fábio Marques – da Whirlpool Latin America.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário